Há muitos anos que os ovos de chocolate não são as únicas opções para quem quer celebrar a Páscoa. Mas, ano a ano, quem trabalha e comercializa alimentos com base de cacau em Caxias vem usando bastante a criatividade para inovar e aumentar as vendas. Há cinco anos no mercado, Cláudia do Amaral da Silva, 27 anos, talvez seja a dona de uma das ideias mais ousadas dessa Páscoa: o ovo de chocolate branco com sagu. Criado em fevereiro após alguns poucos testes, o produto foi parar nas redes sociais e viralizou. Publicado em uma rede social, o vídeo mostrando o doce teve mais de 1 milhão de visualizações em menos de um mês.
— Não tem nada de muito inovador, é uma casca de chocolate e, dentro, coloquei sagu e um creme de baunilha. Ficou diferente e chamou a atenção. Achei que não venderia, mas nos primeiros dias de divulgação já tinha recebido cinco encomendas, todas de fora de Caxias — conta a dona da Candy Cacau.
Os ovos com chocolate e sagu com creme, que entraram pela primeira vez no catálogo da empresa e não devem sair para a próxima Páscoa, já foram para Florianópolis, Ivoti e Santa Maria. Eles são degustados com colher e pesam, em média, 300g. O custo é de R$ 45.
— Foi bom ter um sabor novo nesse ano pra oferecer. Depois que viram esse de sagu, me pediram pra criar um com ambrosia. Mas vamos com calma, né? — brinca Cláudia.
Uma nova opção de ovo de Páscoa também entrou no cardápio desse ano da Docivete, o de vinho do porto com baunilha. A receita, super exclusiva, tem como protagonista o ingrediente que foi trazido pela própria Ivete Maria de Oliveira, a cabeça à frente da confeitaria, direto de Portugal.
— Eu estava lá no final do ano passado, passeando, experimentei e logo pensei: preciso criar uma receita com esse sabor. Voltei pro Brasil e tive a ideia do ovo de Páscoa. Nele eu uso chocolate preto, essa espécie de geleia com vinho do porto, creme com a fava da baunilha e uva de mesa. Estamos divulgando há um tempo e tem tudo pra ser o sucesso desse ano por aqui — acredita Ivete.
O doce, que também é preferencialmente comido com uma colher, pesa em torno de 700g e custa R$ 137:
— Como faço doce há 30 anos, não demorei pra pensar em uma combinação. Essa não é tão doce e é bem diferente de tudo que vemos por aí.
Sem chocolate e com massa folhada
Para quem não gosta de chocolate ou quer apostar em algo diferente nessa Páscoa, a nova opção da Que Brigadeiro pode ser uma opção. O doce, que também é novidade para esse ano, é feito com oito unidades de massa folhada, intercaladas com doce de leite.
— Nossos clientes nos procuram pelo brigadeiro, eles querem chocolate, mas com esse ovo acabamos contemplando aqueles que gostam de mil folhas. Ele também é uma alternativa para aqueles que querem dar um presente na Páscoa e fugir do óbvio — diz Marina de David, proprietária da QB.
O ovo pesa aproximadamente 300g e custa R$ 89.
O cliente espera novidades, segundo especialista em vendas e marketing
Mas e é bom para a empresa ter, a cada ano, uma novidade para oferecer aos clientes em épocas como a da Páscoa? A especialista em vendas e marketing Denise Gasparetto diz que sim.
— O cliente espera, além de novidades, a diversidade de produtos ou opções para presentes. Ao oferecer uma variedade maior, atraímos a atenção dos consumidores e, assim, as vendas são impulsionadas.
No entanto, Denise faz um alerta:
— Novidade é bom, mas é preciso entender o público-alvo para garantir que a oferta esteja alinhada com o perfil de cliente e do negócio. É crucial que o empresário entenda bem seu público-alvo para não correr o risco de introduzir uma novidade que não seja do seu interesse.