Mais de 230 peças em homenagem a São Francisco de Assis integram a coleção preciosa da professora aposentada e artesã Isabel Sebben. E, a partir desta terça-feira (12), a comunidade caxiense vai poder conhecer 20 delas na exposição Pinturas de Devoção: Um Olhar sobre São Francisco, na Galeria Gerd Bornheim, em Caxias do Sul.
As obras que integram a exposição expressam a vida e o legado de São Francisco. Em obras coloridas, pretas e brancas, sóbrias e até em tecidos, o padroeiro dos animais é retratado com sensibilidade e criatividade nas telas expostas na Galeria Gerd. Com curadoria do coordenador do Museu dos Capuchinhos, Christian de Lima, a mostra abre para visitação no dia 12, às 19h, e segue até o dia 19 de janeiro. A exposição promete oferecer uma visão profunda e comovente da vida e do legado de São Francisco.
De acordo com Isabel, o interesse no santo surgiu há mais de 20 anos, em uma viagem com as irmãs a Porto Seguro, na Bahia. Lá, ela comprou sua primeira figura de São Francisco de Assis:
— Nós fizemos um passeio e tinha um senhor que estava vendendo imagens de santos. Ele estava segurando um São Francisco na mão, o primeiro santo que eu adquiri. Eu olhei para aquela imagem e ele, que era uma pessoa muito simples, disse que 'ele me dá muita força, ele me inspira, porque ele transmite bondade' e eu achei muito interessante — relembra.
Ela conta que começou a coleção a partir das esculturas, sejam em cerâmica, madeira ou até papel machê. Foi a partir daí que começou a estudar mais sobre o santo:
— Eu comprei essa imagem e eu me senti muito bem com essa compra. E comecei ter o gosto de estudar a vida de São Francisco. Tem muitas coisas na vida desse santo que me impressionaram, por exemplo, se despojar dos bens materiais, partir para pregar o evangelho de Cristo... Foram muitos muitos motivos que fizeram com que eu começasse a adquirir essas 238 peças — diz Isabel.
Programe-se
O quê: exposição Pinturas de Devoção: Um Olhar sobre São Francisco;
Quando: abertura terça (12), às 19h. Visitação até o dia 19 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 10h às 16h;
Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333);
Quanto: entrada gratuita.