Já é Natal em Caxias do Sul. Mais de 18 mil pessoas prestigiaram as duas noites do Grande Espetáculo de Natal em frente à Casa Magnabosco, na Rua Sinimbu, segundo estimativas da organização do evento. Foram uma hora e 10 minutos de apresentação de artistas do Grupo Tholl, com crianças do Projeto Impulso, embalados pelo Coro da Unimed, que alegraram a população caxiense a um mês do Natal.
O clima colaborou mais uma vez para que a segunda noite do espetáculo natalino lotasse a Sinimbu e a Praça Dante Alighieri. Os artistas do Grupo Tholl, com bailarinos e artistas profissionais locais, fizeram danças e acrobacias no evento que tinha como inspiração a celebração natalina de Verona, cidade que fica na região de Vêneto, na Itália. No final do espetáculo, o Papai Noel deu as caras e fez a alegria das crianças, que puderam subir no palco e participar do encerramento da apresentação.
Além do grupo circense de Pelotas, artistas em formação que participam do Projeto Impulso, liderado por Akacio Camargo, que atende crianças no bairro Planalto, também se apresentaram. Repetindo a fórmula que agradou o público e organização no ano passado, o Coro da Unimed ficou com responsável pelos cantos, que nesta edição conta a cantora Paola Delazzeri como solista.
"Humanizar o centro"
Com algumas cadeiras disponibilizadas pela organização, o público foi cedo para garantir um lugar privilegiado para acompanhar o espetáculo. Foi assim com o casal Leandro Marcelo Longhi, 49 anos, e Marli Lombarde, 51, que chegaram por volta das 17h30min na praça e conseguiram um lugar na primeira fila.
– Vimos como foi lindo ontem (sábado) e decidimos vir cedo hoje. A gente vem todo ano – conta Marli.
Sobre a apresentação, Leandro resumiu o evento gratuito em frente à Praça Dante Alighieri em uma palavra:
– Comunidade. E além disso, acho que reforça muito o espírito natalino.
Esse, inclusive, é um propósitos elencados pelo empresário Pedro Horn Sehbe, idealizador e diretor-geral do espetáculo. Para Sehbe, o projeto se consolidou no calendário de fim de ano da Serra, e tem como objetivo levar "mensagem de esperança e luz", promovendo a união comunitária em Caxias.
— O projeto se consolidou com o propósito de humanizar, ocupar e cuidar do centro da cidade. O objetivo é continuar levando uma mensagem de esperança e luz e promovendo a união comunitária em Caxias do Sul, renovando os laços afetivos das pessoas com a cidade. Tudo o que engloba esse trabalho é, ao mesmo tempo, desafiador e cercado de expectativas, desde a definição do roteiro, passando pelo envolvimento e pelo comprometimento de diversas empresas parceiras e do poder público, os ensaios e a dedicação absoluta dos grupos artísticos.