Escrever poemas sobre as coisas simples e pequenas da vida, trazendo à tona o que é mais ordinário no cotidiano. É assim que o escritor e médico Marco de Menezes define o seu sétimo lançamento literário Os Ternos de Charlie Parker e Outros Poemas, que terá sessão de autógrafos neste domingo (7), durante a 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
O livro tem, em grande parte, pequenas biografias de pessoas reais ou não. Marco conta que alguns personagens foram pessoas que passaram pela sua vida em algum momento e outros são fruto de sua criatividade. Os poemas, que foram escritos a partir de 2019, tratam sobre morte, arte, afazeres e criações, memória da infância e do espanto diante do que o autor chama de "mistério e insuficiências da realidade".
O livro, na verdade, era um conjunto de poemas que Marco tinha separado para integrar uma outra obra. Mas, quando alguns amigos leram o conteúdo, convenceram o autor a reorganizar o projeto.
— Esse material passou na frente de um outro livro, que é mais antigo e não está publicado ainda. Eu mandei para dois amigos que sempre leem meu material e eles me ajudaram a organizar de modo que se tivesse um encadeamento. Em termos de estrutura, acho que é meu livro mais bem amarrado, mais redondinho — revela.
Com textos escritos no período pré e durante a pandemia, o autor não quis abordar esse assunto nos poemas. Na verdade, ele afirma que os temas não se relacionam diretamente ao momento que o mundo vivia na pandemia.
— Eu sigo fazendo aquilo que normalmente eu faço, que é um refúgio da poesia. Tratar das coisas mais pequenas, mais minúsculas da vida. As coisas ordinárias, que, de modo geral, se perdem na grande dimensão dos discursos. Eu aproximo a poesia de áreas um pouco diferentes. Por exemplo, a biologia, a astronomia... — revela.
Quem quiser garantir seu autógrafo com o escritor, não perca. Neste domingo (8), a partir das 15h, no Espaço 2 da Feira do Livro, ocorre o lançamento oficial da obra.
Sinopse: Sétimo livro do poeta Marco de Menezes, Os Ternos de Charlie Parker e Outros Poemas está constituído, em grande parte, por pequenas biografias ora de pessoas que realmente existem/existiram ora de personagens fictícios, com poemas em chave narrativa, com ritmos variados e trazendo como eixos os temas da morte, da arte, dos afazeres e das criações úteis ou inúteis, da memória da infância e do espanto diante do mistério e das insuficiências da realidade.
Programe-se
- O quê: Lançamento e sessão de autógrafos de Os Ternos de Charlie Parker e Outros Poemas, de Marco de Menezes.
- Quando: domingo (7), às 15h.
- Onde: Espaço 2 da Feira do Livro de Caxias, na Praça Dante Alighieri.