O cara aí acima, faceiro, é o médico, poeta e ex-patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul, Marco de Menezes. Toda essa alegria é por conta do lançamento do sétimo livro, que, curiosamente, é publicado pela editora 7 Letras. Cabalístico?
Os ternos de Charlie Parker e outros poemas está constituído, em grande parte, por pequenas biografias ora de pessoas que realmente existem/existiram ora de personagens fictícios, com poemas em chave narrativa, com ritmos variados e trazendo como eixos os temas da morte, da arte, dos afazeres e das criações úteis ou inúteis, da memória da infância e do espanto diante do mistério e das insuficiências da realidade.
Nessa galeria de personagens, por exemplo, tem Pacheco, o porteiro, que no escuro chama o elevador para quem chega, misto de Cérbero e Virgílio, mas também evocação dos ajudantes de Franz Kafka e Robert Walser.
Ficou curioso? Então te agenda: o livro, financiado pela Fundação Marcopolo, será lançado no dia 8 de outubro, na 39ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri, que ocorre entre os dias 28 de setembro e 15 de outubro.