O rapper caxiense Krag, alcunha de Gabriel Kramer, explora mais uma vez a sua faceta musical com o lançamento do EP Livre. O trabalho, assinado pelo selo também caxiense Salmon Grass, estará disponível a partir desta quarta-feira (20) em plataformas digitais, como Spotify, YouTube, Deezer e Apple Music. É o terceiro EP do músico que se lançou no mercado há sete anos.
O álbum conta com quatro faixas dedicadas ao rap e ao trap e traz ainda elementos de blues e R&B. Das quatro composições, três contam com a participação e voz de Isabela Vicenzi, cantora e compositora local e que traz um toque feminino para um trabalho criado para evidenciar as mulheres.
As letras de Livre unem diferentes experiências de Krag, trazem sentimento, um pouco de deboche e destacam a figura materna que é a sua principal referência ou os relacionamentos, tema presente no single Livre. Na música, Krag fala sobre querer ser livre para viver e poder amar sem prender ninguém.
— A inspiração surgiu depois de uma conversa com a minha ex-sogra, durante uma viagem para Floripa, onde ela me contou toda a história da vida dela. Também fiz uma enquete no Instagram pedindo para as pessoas contarem sobre o que faz elas se sentirem livres. E tive diversas respostas. E a soma dessas duas coisas e mais as minhas experiências resultaram na criação desse EP — explica.
As composições, as batidas e até mesmo a distribuição das canções foram tarefas de Krag, mas o trabalho também contou com o apoio de David Makaveli — forte nome da produção do rap local — e que assina as gravações e masterização do trabalho. Para o mais novo trabalho, ele buscou uma visão mais "clean" do rap e trap.
— Não tem nenhum palavrão, por exemplo, o que é diferente de outros trabalhos meus e uma característica muito presente no gênero. Desta vez, eu queria fazer algo diferente e mostrar mais essa particularidade — explica.
Krag entrou no mundo da música como DJ e logo criou interesse em produzir seus trabalhos autorais desde beats até letras. Em sua trajetória dividiu palco com artistas como BK, Matue, entre outros. O lançamento do novo EP é precedido do single Coisas do Passado, lançado em agosto. O próximo trabalho será o lançamento de um novo single, em outubro. Em seu portfólio, há ainda os EPs Estranho 1 e 2.
O EP Livre recebeu recursos do Financiarte e uma apresentação do EP Livre está agendada para o dia 10 de outubro, às 16h, no palco da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Outra exibição está prevista para ser realizada na Fluência Casa Hip Hop, em uma data a ser agendada.