Neste final de semana, a Serra está repleta de atrações para o público. Começa por esta sexta-feira (1º), quando a banda Paralamas do Sucesso se apresenta em Caxias do Sul, no palco do UCS teatro. No domingo (3), é o penúltimo encontro do projeto Forqueta Cultural. Tem também a abertura de duas exposições no Centro de Cultura Ordovás. E quem sabe, apreciar um tango, na terceira edição da Primavera Porteña.
Já para quem quer ficar por dentro das novas tecnologias, o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva recebe a primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move. Confira a programação completa abaixo:
Paralamas do Sucesso em Caxias do Sul
Lourinha Bombril, Cuide Bem do Seu Amor!, Aonde Quer que Eu Vá, Vital e Sua Moto (de) Óculos (de) Caleidoscópio. Ela Disse Adeus, Meu Erro! (Mesmo) Tendo a Lua, (vista com a) Lanterna dos Afogados. São tantos sucessos d'Os Paralamas do Sucesso, que falam de amor, de partida, do maravilhoso mundo do Brasil e da triste realidade da desigualdade social a qual o país sempre viveu. Todos esses hits, que embalam todas as gerações, nos streamings, nos karaokês, nas festas, estarão no palco do UCS Teatro, em Caxias do Sul (UCS), nesta sexta-feira (1º), a partir das 20h30min.
Forqueta Cultural
Neste domingo (3) ocorre o penúltimo encontro do projeto Forqueta Cultural. As atividades serão no salão da Capela de São Valentim. A partir das 15h, a comunidade pode interagir em uma programação que vai da boa mesa à música e dança do folclore italiano. A entrada é franca. Nesta edição, festeja-se A Magia dos Filós, tendo como animadores do encontro o Grupo Náni e o Felice Personne. Também será exibido o vídeo sobre a capela de São Valentim da série As Capelas de Forqueta.
Exposição: “Arte sobre Papel - Gravuras do Itaú Cultural ao Amarp” e “Tramoia”
Duas exposições movimentam o Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul: "Arte sobre Papel", de Ademar Roberto Sebben, a partir de gravuras que foram doadas pelo Itaú Cultural ao Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp); e "Tramoia", da artista visual Julia Pema, com curadoria de Renan Soares, que apresenta um recorte propondo uma reflexão a partir do contexto social e histórico de quem trabalha com a costura de maneira artesanal.
A abertura ocorre nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h30min. As mostras podem ser conferidas até o dia 1º de outubro. Visitas nas segundas-feiras, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h. No sábado (2), às 15h, vai rolar ainda a oficina Costura e Fofoca, que é a ativação do trabalho Sala de Estar/Oficina de Costura, que ensina técnicas de bordado e costura para os participantes, enquanto acontece um bate-papo sobre a exposição, relações de arte e costura, abordando algumas referências como Rosana Paulino e outras reflexões que surgirem durante a ação.
A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever até sexta-feira (1º) pelo site UAV Digital.
Eletric Move RS 2023
Caxias do Sul é palco de uma iniciativa inovadora para o Estado. A partir de sexta-feira (1º), o Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva recebe a primeira Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul, a Eletric Move. O evento segue até domingo (3) e pretende apresentar aos visitantes qual pode ser o futuro do setor automotivo.
A feira tem desde palestras para aqueles que estão mais por dentro do assunto a ações mais lúdicas, destinadas a quem quer conhecer mais sobre o setor dos eletrificados. Inclusive, estará ocorrendo no espaço uma exposição com uma volta ao passado, apresentando um dos primeiros veículos do município.
A entrada é gratuita, mas a organização pede a contribuição de um quilo de alimento não perecível para doação ao Banco de Alimentos. Os visitantes poderão conhecer inúmeros modelos de veículos elétricos, como ônibus, caminhões, van, motos, bicicletas, trator, empilhadeiras, drones, cadeira de rodas e patinetes. Haverá a possibilidade de test drive.
3ª Primavera Porteña: uma noite de tango e sabores portenhos
Caxias do Sul recebe, neste sábado (2) e domingo (3), a 3ª edição da Primavera Porteña, na Celebrar Casa de Eventos. Vai ser uma verdadeira imersão cultural, com música ao vivo e gastronomia típica, sob a batuta do chef Clairton José Calgaroto. A atração é organizada pelo casal de dançarinos Giovani Monteiro e Caroline Zini, da Ballroom Casa de Dança.
No palco, show com os músicos caxienses Nino Henz, Rafael De Boni, Rodrigo Maciel e Lazaro Nascimento. Ingressos à venda no Ballroom, Havanna Café e Posto Comboio (Rua Pinheiro Machado). O setor Ouro custa R$ 250 (por pessoa), com menu completo (sem bebidas) e próximo ao palco de atrações; e o Prata, R$ 180 (por pessoa).