Se a exposição de obras de um artista abre um sem fim de possibilidades de fruição, o que dirá duas mostras reunidas no mesmo espaço. Quem for visitar nesta sexta-feira (1º) o Centro de Cultura Ordovás vai se debruçar, de um lado, na investigação de Julia Pema, artista visual que percorre um trajeto por meio das tecituras de quem trabalha com a costura. E, de outro, na curadoria de Ademar Roberto Sebben, a partir de gravuras que foram doadas pelo Itaú Cultural ao Acervo Municipal de Artes Plásticas (Amarp), de Caxias do Sul.
A partir das 18h30min, Sebben vai conduzir o público por meio de uma visita guiada de Arte sobre Papel - Gravuras do Itaú Cultural ao Amarp, em que ele vai explicar não apenas o recorte sugerido desse acervo, bem como as relações entre os artistas selecionados. Logo a seguir, às 19h, Julia– acompanhada do curador Renan Soares – vai puxar o fio da mostra Tramoia, conduzindo o espectador por uma trilha que desvela as mais diversas tecituras.
“Do Itaú Cultural ao Amarp”
O curador caxiense Ademar Roberto Sebben é conhecido por visitar não apenas exposições, mas investigar acervos, sempre em busca de preciosidades. De quando em vez, percorre o Amarp, de olho no que ainda não foi visto pelo público. Num desses mergulhos, Sebben fisgou obras que fazem parte de um lote que foi doado pelo Itaú Cultural ao acervo caxiense.
— O conjunto apresentado é o resultado de paciente contato com as obras doadas, consulta a artigos e catálogos e sobretudo da convivência direta com alguns dos artistas gravadores e suas respectivas obras, em visitas a estúdios e exposições — revela Sebben.
Arte sobre Papel - Gravuras do Itaú Cultural ao Amarp reúne 20 gravuras sobre papel, nas técnicas de litografia, serigrafia e gravura em metal. O conjunto apresentado faz parte de uma coleção mais abrangente, de 63 obras, incluindo, além das gravuras, obras em óleo e acrílico sobre tela e uma escultura em bronze.
Além do importante conjunto de artistas brasileiros, incluindo alguns nomes fundamentais da gravura brasileira, como Renina Katz, Silvio Oppeheim, Miti Tsuneta e Mussuo Nakakuko, a exposição conta com dois trabalhos de gravadores históricos reconhecidos internacionalmente e presenças constantes em acervos e coleções de museus mundo afora.
Tratam-se de duas gravuras em metal Forest Hunting Sketches, do artista inglês Henry Alken (1785-1851), e Praia de Copacabana - Lagoa das Tretas, atual Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, do alemão Johan Moritz Rugendas (1802-1858).
A exposição do Amarp integra a Primavera Nacional dos Museus, tem classificação indicativa livre e apresenta audiodescrição das obras e apresentação da exposição em Libras.
"Tramoia", de Julia Pema
A mostra da artista visual Julia Pema, com curadoria de Renan Soares foi uma das selecionadas pela Convocatória de Arte - Exposições 2023, da Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura.
Julia é mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pelotas. Na exposição Tramoia, ela apresenta um recorte de sua produção propondo uma reflexão a partir do contexto social e histórico de quem trabalha com a costura de maneira artesanal. Atividade, aliás, que está historicamente atrelada a autonomia e a independência financeira das mulheres e ao processo de resistência e ancestralidade por meio dessa prática cotidiana.
Sábado (2), às 15h, vai rolar ainda a oficina Costura e fofoca, que é a ativação do trabalho Sala de Estar/Oficina de Costura, que ensina técnicas de bordado e costura para os participantes enquanto acontece um bate-papo sobre a exposição, relações de arte e costura, abordando algumas referências como Rosana Paulino e outras reflexões que surgirem durante a ação.
A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever até sexta-feira (1º) pelo site UAV Digital.
Programe-se
O quê: Exposições "Arte sobre Papel" e "Tramoia".
Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312 - Caxias).
Quando: Abertura nesta sexta-feira (1º), a partir das 18h30min. As mostras podem ser conferidas até o dia 1º de outubro. Visitas nas segundas-feiras, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.
Quanto: Entrada franca.