A atriz e pesquisadora caxiense Tina Andrighetti inicia neste sábado a circulação pelo interior de Caxias do Sul do espetáculo solo “Odila”, que traz a história de Odila Gubert, sobrevivente da explosão da Metalúrgica Gazola, em Caxias do Sul, 1943. A apresentação será em Criúva, no CTG Pousada dos Tropeiros (Av. XV de novembro, s/nº), às 19h30min.
Mesclando aspectos históricos com detalhes da vida da operária Odila - antes e após o acidente que lhe deixou sem a perna direita e dependente de muletas por toda a vida -, Tina arrebata o público com o tom confessional de sofrimento, resignação e desamparo, dos quais Odila também foi vítima pelos 60 anos seguintes ao episódio fatídico, até falecer, em 2003, aos 80.
Até o final do ano, Tina levará seu solo também aos distritos de Vila Cristina (30/9), Vila Seca (7/10), Vila Oliva (21/10) e Santa Lúcia do Piaí (2/12), além de apresentá-lo no Centro de Cultura Ordovás (20/10) e no bairro Petrópolis (11/11).
- Essa circulação contempla não apenas os distritos, mas também bairros da cidade onde normalmente os espetáculos não chegam, por diferentes motivos, e pelos quais nós mesmos pouco ou nunca passamos. É fundamental que a gente possa ter esse olhar, a fim de não cair numa espécie de soberba de que a nossa plateia se concentra apenas no centro, na Casa da Cultura ou no Centro de Cultura Ordovás, sendo formada por pessoas que são favorecidas por ter acesso a esses espaços - destaca a artista.
Com produção de Gabriel Zeni e supervisão de Tefa Polidoro, o projeto de circulação de "Odila" é viabilizado pela Lei Municipal de incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio da Fundação Marcopolo e Super Pneus.