Em uma noite que promete resgatar os costumes dos imigrantes italianos, com gastronomia farta e músicas típicas, as 15 candidatas a rainha da Festa da Uva 2024 serão reconhecidas oficialmente como embaixatrizes do maior evento comunitário da Serra. Após um hiato de uma edição, o chamado Filó das Embaixatrizes retorna ao calendário pré-festa, neste sábado (8), no Centro de Eventos do Parque Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul, com expectativa de reunir cerca de 1 mil pessoas.
Para a cerimônia de oficialização, as candidatas vão trajar vestidos típicos de vindimadoras. O modelo, inédito ao público, é inspirado na vestimenta da rainha de 1958 Zila Turra — a soberana morreu no último dia 29 de março, aos 86 anos, em decorrência de problemas de saúde. O traje conta com a assessoria de estilo da Comissão Social da Festa da Uva, juntamente com a estilista Ana Dotto e os tecidos da Casa Magnabosco. Elas também serão presenteadas com uma tiara idealizada pela designer Camila Vieira e confeccionada pela Chic Line.
A presidente da Comissão Social, Eloisa Tondo, detalha que a cerimônia da noite de sábado deve iniciar com um desfile do atual trio de soberanas, formado pela rainha Pricila Zanol e as princesas Bianca Ott e Bruna Mallmann, juntamente com as embaixatrizes da Festa da Uva de 2022. O rito inicial também terá a participação dos integrantes da comissão, cujos trajes terão acessórios e peças típicas dos antigos filós. No ponto alto da noite, as 15 jovens receberão a faixa e tiara que usarão até o dia da coroação em agosto.
Para Eloisa, a partir da noite deste sábado, quando forem oficializadas como embaixatrizes, as jovens carregarão a missão de zelar e divulgar a próxima Festa da Uva, aplicando todo o conhecimento adquirido na preparação dos últimos meses.
— Nesses três meses, houve um trabalho de qualificação, com cursos, com palestras, com orientações. A partir de sábado, elas vão ser a 'cara' da festa, vão batalhar pelo evento e passar uma mensagem para o público da cidade e também fora dela — frisa a presidente da Comissão Social.
O trio de soberanas da 34ª Festa da Uva será conhecido no dia 26 de agosto no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Será a primeira vez que a etapa final da escolha das soberanas ocorre neste espaço. Na última edição, em função da pandemia, ocorreu no UCS Teatro. Mas, antes disso, tradicionalmente era realizado no Pavilhão 2.
Música e cardápio farto
Na receita de um bom filó italiano não podem faltar uma mesa farta e muita animação. Por isso, quem for ao evento de sábado das embaixatrizes vai poder saborear pratos como polenta com molho, pão, queijo, copa, salame, porco no espeto, morcilha e cuca, além dos tradicionais suco de uva e vinho. Depois da oficialização das embaixatrizes, haverá baile, com a apresentação do Grupo Girotondo, que apresentará um repertório de músicas italianas.
Os ingressos custam R$ 60 e podem ser adquiridos com as candidatas, com a Comissão Comunitária da Festa da Uva ou pelo WhatsApp (54) 54) 99966-1311.