Uma exposição tão instigante na forma quanto no conteúdo inaugura nesta sexta-feira na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. 'Ruidógrafo", do barbosense radicado em Canoas Marcelo Armani, foi selecionada através da Convocatória de Arte e poderá ser conferida até o dia 23 de julho.
A instalação traz uma série de pinturas criadas a partir de processos vibratórios gerados por ondas sonoras de frequências médias e graves, em que uma caneta presa a um fio de nylon percorre livremente a extensão do fio, ao mesmo tempo em que desenha no papel de acordo com o impacto da vibração sonora. Os movimentos compõem traços, massas e diluições que permitem visualizar as relações entre as variações de tempo, de frequências e do próprio silêncio, momento em que a caneta repousa, sem deixar de pintar.
- Sempre tive esse interesse por tentar visualizar as frequências sonoras fora desse padrão dos programas de edição de áudio. É uma coisa que está muito presente no trabalho de alguns cineastas, como (Andrei) Tarkovski, que trazia a questão das texturas sonoras para os seus filmes. Outra inspiração foram as partituras da música concreta, que são traduções visuais para elementos sonoros, que muitas vezes são apenas ruídos como buzinas de carro, por exemplo, ou outros sons do ambiente urbano - destaca o artista, que desenvolveu a técnica durante um programa de residência artística em Montevidéu, no Uruguai.
Além da tradicional visita guiada, também haverá hoje à noite uma performance sonora do artista, na qual o público poderá conferir como é construída uma peça sonora como as que compõem a exposição, com canetas suspensas presas a um fio de nylon fixo à membrana dos alto-falantes, que reverberam os sons gerados por sintetizadores e efeitos. No sábado, Armani irá mostrar um pouco mais da sua abordagem artística no workshop "Sons Operando a Matéria: Notas Sobre Algo que Ainda me faz Respirar", a partir das 15h.
PROGRAME-SE
O quê: abertura da exposição Ruidógrafo, de Marcelo Armani
Quando: abertura nesta sexta-feira, às 19h. Visitação: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h. Até 23 de julho.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita