Dezenas de famílias, casais e turistas aproveitaram o primeiro domingo de abertura para visitação dos museus públicos de Caxias do Sul. O Museu Ambiência Casa de Pedra, o Museu Municipal e o Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB) tiveram boa procura, com a ajuda do dia ensolarado e da temperatura amena.
Na Casa de Pedra, a estagiária de Turismo Júlia Negreiros conta que pela manhã diversas pessoas que faziam sua caminhada pelo bairro Santa Catarina aproveitaram para fazer uma visita ao museu. Já pela parte da tarde houve visitas de turistas de fora do Estado, além de famílias de caxienses que optaram por um passeio repleto de história, fazendo a visita guiada.
No Museu Municipal, que além da exposição permanente de objetos que contam a história de Caxias do Sul, recebe também uma exposição de postais da artista porto-alegrense Daniele Schütz, cerca de 30 pessoas fizeram visita ao longo do domingo. Um número considerado positivo pelo coordenador da Unidade de Arte e Cultura da SMC, Alex Pires, especialmente por se tratar de uma iniciativa que ainda vai se tornar mais conhecida com o tempo.
- Tivemos um público bem relevante nesse primeiro domingo e acredito que a tendência é crescer cada vez mais. Nós já tínhamos identificado essa demanda e ela casou com o pedido do prefeito Adiló (Didomenico) para dar mais essa opção de lazer nos finais de semana, tanto para os caxienses quanto para os turistas - comenta Pires.
No Museu da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial (FEB), espaço que guarda uma grande variedade de itens trazidos para o Brasil pelos combatentes brasileiros no conflito histórico, a responsável pelo local, Cygely Cavalheiro, comenta que o número de visitantes foi maior que o dos dias de semana. A funcionária aprovou a medida:
- A gente sabe que às vezes falta opção de lugares para passear em Caxias do Sul nós domingos, e por isso não só os museus, mas também a população ganha com essa abertura. Muita gente não tem tempo durante a semana para fazer um passeio com a família.
Os três museus irão estar abertos todos os domingos, das 10h às 16h. Os mesmos espaços também recebem o público de terça a sábado, ficando fechados apenas nas segundas-feiras. Futuramente, outros museus públicos como o do Museu do Imigrante, o Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp e o Memorial Zambelli também devem passar a abrir aos domingos.