A pintura singela, talvez até despretensiosa, de um menino que mira a lua dentro de um barquinho de papel, inspirou o criador da obra, o artista plástico Vitor Hugo Senger, a criar a série Memórias, que pode ser conferida na 41ª Vitrine Conceito da Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul.
A mostra traz cenas, objetos e paisagens que remetem à preciosa nostalgia da infância, com suas brincadeiras, seus afetos e desejos, como o de aprender a tocar um instrumento musical ou voar de balão.
– Percebi que aquela tela do barquinho, mesmo sendo bem lúdica, mexia de uma certa forma com as pessoas. Tanto pela lembrança das dobraduras, quanto pela fantasia infantil. Resolvi então desenvolver um trabalho em cima desse tema, e um leque de ideias se abriu. São muitas coisas que lembram nossa infância. Pode ser uma música que nos transporta para um lugar antigo ou um cheiro que nos leva a determinada situação. – comenta o artista, de 48 anos.
A exposição conta com ambientação das arquitetas Bárbara Tonella, Luiza Thomas e Paula Fontana, do escritório Terraza Arquitetura, de Caxias. Luiza explica que a ideia foi buscar o contraste entre a palheta de cores e as obras, com duas atmosferas monocromáticas, sendo uma em tom claro, outra em tom escuro:
– Buscamos valorizar as obras a partir da iluminação. Ambientes de tons claros nos trazem um ar de relaxamento, de aconchego, assim como temos no nosso lar. Eles nos convidam, a partir da paleta de cores e dos elementos naturais, a relaxar e a nos conectar com nossas memórias e lembranças boas. Os ambientes em tons mais escuros, por sua vez, são mais conceituais e minimalistas, além de serem mais contemplativos – destaca a arquiteta.
Manuseando ora a espátula, ora o pincel, Vitor colore suas obras com massa e tinta acrílica fabricadas por ele mesmo. O acabamento é feito com verniz acrílico:
– Uso predominantemente a espátula, mas em algumas obras menores uso o pincel para os detalhes. O acabamento com verniz acrílico, que é um material lavável, ajuda a proteger melhor a tela – destaca Vitor, cujas principais influências são a arte pop e o impressionismo.
Memórias inaugurou no último sábado e pode ser conferida até o dia 30 de maio.
PROGRAME-SE
O quê: 41ª Vitrine Conceito apresenta “Memórias”, de Vitor Hugo Senger.
Quando: até 30 de maio. Visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30min às 19h. Sábados, das 9h às 12h.
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Jr. 975), em Caxias do Sul.
Quanto: visitação gratuita