"As memórias pertencem ao reino dos pássaros. Deixam uma pena quando vão. Graças a ela sabemos a que espécie pertencem".
Essa passagem de um livro do romancista italiano Erri de Luca inspirou três amigos artistas, Christian de Lima, Juventino Dal Bó e Frei Celso Bordignon, a trabalhar em uma exposição conjunta, que será inaugurada hoje à noite, na Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.
- É uma exposição que une a amizade, aquilo que entendemos como arte e nosso interesse pela preservação da memória _ resume Christian, que também é historiador, assim como Juventino Dal Bó (Frei Celso, por sua vez, é arqueólogo).
Intitulada "Ensaio para voar: memórias e pássaros", a coletânea, propositalmente disposta de modo a misturar os trabalhos dos três artistas, reúne desenhos e pinturas em acrílico de Christian; bestiários pintados com técnica de encáustica, de Frei Celso, e as "caixas de memória" de Juventino, que utiliza a técnica francesa de colagem tridimensional chamada de assemblage.
Outro denominador comum entre os três artistas é o reaproveitamento de materiais, que no trabalho de Christian pode ser percebido no papel utilizado nos croquis em que homenageia ídolos como Gianni Versace, Brigitte Bardot e a musa inspiradora, Gal Costa. Na arte de Frei Celso, a reutilização de pedaços de madeira como suporte, além das tintas que o próprio artista confecciona, como na arte bizantina que é sua especialidade. Já as colagens de Juventino, por sua vez, têm no próprio reaproveitamento de materiais de descarte a sua matéria-prima.
- O que mais gosto no trabalho do Juca é o olhar que ele tem para pegar peças que carregam uma memória individual, e construir com elas novas histórias, quando expostas em conjunto - elogia Christian.
Composta por 25 obras, a exposição pode ser conferida até o dia 5 de março. Também pode ser visitada virtualmente, pela plataforma digital da Unidade de Artes Visuais. Hoje à noite os três artistas irão receber o público e conduzir uma visita guiada, a partir das 19h.
PROGRAME-SE
O quê: exposição "Ensaio para voar: memórias e pássaros", de Celso Bordignon, Christian de Lima e Juventino Dal Bó
Quando: abertura nesta sexta-feira, às 19h. Visitação de 3 de fevereiro a 5 de março: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Onde: Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás
Quanto: visitação gratuita