Apesar do final de semana de clima instável, alternando entre o céu cinzento, amarrado, ora com o sol aparecendo entre as nuvens, ou com chuva intermitente, o público compareceu em bom número nos dois dias do Sálvia - Festival da Arte, Cultura e Gastronomia, que ocorreu no sábado (3) e domingo (4), na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, em Caxais do Sul. Até o final da tarde deste domingo, antes mesmo de encerrar a programação, a organização havia registrado mais de 5 mil visitantes.
Entre as opções de refeições, os visitantes podem encontrar desde o clássico massa, galeto e polenta, passando pela culinária japonesa com sushi e sashimi, além, é claro, de pizzas, petiscos como dadinhos de tapioca, escondidinho de carne, sem falar no prato de tortéi com sálvia, em homenagem ao festival, servido pelo restaurante Famiglia Gelain. Ao todo, 35 expositores oferecem opções de gastonomia e bebidas (incluindo cervejas e vinhos) e até mesmo itens variados como boutique, quitanda, além dos patrocinadores.
O expositor Alessandro Valin, ao lado de sua mãe, Denise Valin, da empresa Colônia Virtual, explicaram que o festival lhes rendeu, sim, retorno financeiro, mas reforçam que um espaço como a Praça das Feiras poderia acolher mais eventos como esse ao longo do ano, incluisve com a participação de mais artistas.
— Aqui na feira o que mais vendemos foram os licores e os queijos. Geralmente o pessoal entra, dá uma olhada e depois de almoçar passa aqui ou em alguma outra banca pra fazer suas compras. Nosso movimento sempre se intensifica no meio da tarde — revela Alessandro, que além de empresário é jornalista.
Outra empresa que expõe seus produtos é a Bothanica Etc - Boutique Floral, também de Caxias. O carro-chefe de vendas, quem sabe inspirado pelo nome do festival, são justamente os temperos, como alecrim, manjericão, e claro, sálvia.
— Estamos gostando da feira, mas percebi que a maioria das pessoas com quem tenho falado ficou sabendo desse evento ou por causa de um amigo ou porque estavam pasando aqui pela frente — conta Gerusa Flores, atendente da Bothanica.
Além de gastronomia, boa música
No final de semana, alternam-se no palco 10 atrações, entre performance circense, discotecagem e shows de estilos e propostas variadas. No sábado se apresentaram as bandas Blues Jazzmine, Mamma Do, Beto e suas Máquinas e Mandrak Funk Show. E, neste domingo, as atrações são De Boni e Henz, Tatiéli Bueno, Não alimente os animais e Tita e Rafa Gubert.
Aliás, na apresentação do duo instrumental Daniel De Boni (acordeom) e Nino Henz (contrabaixo acústico), os músicos conduziram a plateia em uma viagem pela América Latina, com composições de Mercedes Sosa a Astor Piazzolla. O ponto alto, inclusive, foi uma versão com pitadas de música eletrônica de Libertango, composição de Piazzolla, que fechou a apresentação da dupla.
Até o final deste domingo (4), sobem ao palco Tatiéli Bueno, Não alimente os animais, Tita e Rafa Gubert. Fique atento, o festival fica aberto, neste domingo, até as 19h. A entrada é gratuita.