Depois do sucesso com a programação do Festival de Cinema de Taiwan, com obras realizadas por diretores contemporâneas da ilha asiática, a Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, recebe mais uma seleção de filmes inéditos. Vem aí o Festival de Cinema Italiano no Brasil, com exibições a partir desta quinta-feira (3), até o dia 27. Na tela, 17 produções, entre filmes inéditos e clássicos, e com entrada gratuita. É sugerida a doação de um quilo de alimento não perecível.
A abertura do festival ocorre nesta quinta-feira (3), a partir das 18h, com a presença do vice-Cônsul Honorário Italiano Gelson Castellan. Logo a seguir, às 19h30min, será exibido O Inocente (1976), de Luchino Visconti. Na trama, Tullio, um aristocrata da alta sociedade italiana do século 19, está experimentando uma grande reviravolta em sua vida: após trair sua esposa Giuliana e fazer questão que ela descobrisse, ele está experimentando do mesmo remédio, já que ela acaba se apaixonando por um escritor.
A curadoria organizou a exibição dos filmes em duas categorias. A primeira, intitulada Novo Cinema Italiano, destacará a produção contemporânea do país, com filmes lançados em 2021 e 2022. Já na retrospectiva, As Musas do Cinema Italiano, serão exibidas películas clássicas em homenagem a atrizes como Sophia Loren, Claudia Cardinale e Monica Vitti. Em Caxias do Sul, a programação estará organizada de maneira intercalada entre filmes clássicos e inéditos, com exceção da última semana.
— Realizado desde 2005 em São Paulo, o festival teve como objetivo inicial promover o cinema italiano contemporâneo, para destacá-lo dos estereótipos da comédia à italiana, e dos grandes diretores e atores daquele tempo. Com o passar dos anos, adquiriu uma relevância cada vez maior no panorama dos festivais no Brasil e, sucessivamente, na América Latina — explica o diretor do Festival de Cinema Italiano no Brasil, Nico Rossini.
No dia 26, após a exibição da clássica comédia Pão, amor e fantasia (1953), dirigida por Luigi Comencini e com Gina Lollobrigida no elenco, será realizada uma sessão comentada com as professoras de italiano Elisa Sachet e a Marlei Zanete, do programa de línguas estrangeiras da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil. Neste ano, pela primeira vez, uma versão presencial do festival acontecerá em 49 salas em cerca de 38 cidades do Brasil, com todas as exibições legendadas. Além das sessões presenciais, o festival estará disponível via streaming, de maneira gratuita e sem limite de acessos. Como se dá todos os anos, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
Sessões na UCS
Além da programação da Sala Ulysses Geremia, serão realizadas duas sessões comentadas, dia 22, no auditório do Bloco E, no campus sede da UCS.
Às 14h, será exibido o filme Pão, amor e fantasia, seguido de comentários dos professores Daniel Tomazzoni e Elisa Sachet.
Na segunda sessão, que inicia às 19h30min, a obra Comedians será acompanhada pelos docentes Daniel Tomazzoni e Marlei Zanete.
PROGRAME-SE
Confira a programação completa do Festival de Cinema Italiano no Brasil, com sessões de quinta a domingo, sempre às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível destinado à campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania - Caxias do Sul e Região Serrana. Mais informações pelo (54) 3901-1316.
Semana 1
- Quinta-feira (3): abertura do festival às 18h e, logo a seguir, às 19h30min, exibição de “O inocente” (1976)
- Sexta-feira (4): “A sombra do dia” (2022)
- Sábado (5): “A moça com a valise” (1961)
- Domingo (6): “Seca” (2022)
Semana 2
- Quinta-feira (10): “Comedians” (2021)
- Sexta-feira (11): “O conformista” (1970)
- Sábado (12): “Nostalgia” (2022)
- Domingo (13): “Violência e paixão” (1974)
Semana 3
- Quinta-feira (17): “Toilet” (2022)
- Sexta-feira (18): “A bela moleira” (1955)
- Sábado (19): “A incrível história de Mario Capecchi” (2022)
- Domingo (20): “Ciúme à Italiana” (1970)
Semana 4
- Quarta-feira (23): “Os irmãos de Filippo” (2021)
- Quinta-feira (24): “Carrossel” (2021)
- Sexta-feira (25): “Água e anis” (2022)
- Sábado (26): sessão comentada do filme “Pão, amor e fantasia” (1953), com as professoras Elisa Sachet e a Marlei Zanete.
- Domingo (27): “Primeiro amor” (1978)