Experimentar as mais criativas variedades de cerveja artesanal é só parte do que torna saboroso o tour criado pela cervejaria Edelbrau, às margens da BR-116, em Nova Petrópolis, em meados do ano passado _ mas que já recebeu mais de 10 mil visitantes. Chamado de Experiência Edelbrau, e inspirado em passeios que os próprios sócios Fernando Maldaner e Samuel Zang fizeram nas icônicas fábricas da cervejaria Heineken, em Amsterdam, e da Guinness, em Dublin, o passeio conduz o visitante à essência da tradição cervejeira da parte alemã da Serra Gaúcha.
Não por acaso, no mini-parque temático de 300 m² composto por seis salas temáticas, um dos ambientes mais bacanas é uma sala que exibe um mini-documentário sobre uma produção de lúpulo que havia em Nova Petrópolis nos anos 1950, propriedade de um austríaco que plantava e vendia para cervejarias maiores do Estado. No mesmo espaço é possível conferir rótulos e anúncios de cervejarias antigas da cidade, como a Kehl, a Imperial e a Teutônia, todas já extintas.
- A gente foi buscar um formato diferente da visitação que todo mundo faz, com o cervejeiro explicando as características e tirando o chopp direto dos tanques. É mais interativo e não tem um roteiro que leve a pessoa a deixar de prestar a atenção diante da quantidade de informação. Alguém sempre acompanha, porém mais como uma facilitadora. O passeio é autoguiado e, mais do que informar sobre cerveja, quer explicar como a cultura cervejeira está enraizada na nossa cidade - comenta Fernando Maldaner, que inaugurou a cervejaria em 2011, junto com Samuel.
Mas o viés histórico é só o começo da experiência que se propõe a agradar toda a família, inclusive as crianças. Isso porque o pássaro cuco, mascote da cervejaria, ganha amplo espaço dentro do roteiro. A parte mais divertida é a vizinhança das tradicionais casinhas com o relógio de cuco, em que cada abertura de porta oferece uma surpresa divertida e criativa (breve spoiler: numa delas está a sala de estar do passarinho, que saiu, mas deixou o rádio ligado tocando um rock pesado).
- Em outras épocas era comum a gente receber a visita de uma família em que só o pai gostava de cerveja e o filho e a esposa ficavam no carro esperando. Também pensamos neste tour com uma proposta de ser atraente para além do apaixonado pela cerveja, trazendo toda uma parte lúdica para as crianças - acrescenta Fernando.
Entre os espaços que o visitante não pode deixar de curtir está o divertido Bier Lab, laboratório que ajuda a mostrar como os cervejeiros experimentam, entre erros e acertos, até chegar à fórmula definitiva para uma nova cerveja (já foram 25 variedades lançadas desde 2011). Nisso há um teste cego de aromas e um jogo em que o visitante pode “fazer” a própria cerveja, escolhendo as características como cor, amargor e ingrediente especial, indo até o nome no rótulo para tirar uma foto com a garrafa da cerveja para chamar de sua (obs: é um jogo virtual, ok?).
Outra das salas temáticas aborda questões de sustentabilidade da cervejaria, que foi a primeira do Brasil a gerar 100% da energia consumida, fazendo uso de mais de 100 placas solares.Outras ações são o aproveitamento da água da chuva para toda a higienização dos ambientes e também parcerias para descarte do bagaço da cevada, que é doado para um produtor local alimentar os seus animais. Em troca, o mesmo produtor fornece a lenha que alimenta as caldeiras da cervejaria.
Nas torneiras de degustações, que são sazonais, ou seja, os tipos oferecidos mudam com o tempo, é possível experimentar cinco variedades, sendo 100ml de cada. Se o visitante estiver na dúvida, a divertida Beer Roulette é um jogo que ajuda a escolher, testando a sorte, qual cerveja provar. Uma das que fazem mais sucesso é uma Witbier que leva um ingrediente extra, que é a casca de bergamota.
Ao encerrar o passeio, o visitante é convidado a deixar um recado no mural. O bilhete é escrito à moda antiga, num pedaço de papel e utilizando uma clássica máquina de escrever Olivetti, e depois pregado na parede. Finalmente, ao descer as escadas, no varejo da Edelbrau há uma grande variedade de kits com garrafas e copos, além de produtos avulsos e todo tipo de souvenires, como camisetas, canecas, abridores de garrafa ou chaveiros.
Fruto de um investimento superior a R$ 700 mil em uma obra que durou quase dois anos, envolvendo diferentes escritórios de design, arquitetura e automação, a Experiência Edelbrau foi, de fato, um experimento. Isso porque nasceu em meio à pandemia. Mas fato é que a própria peculiaridade do período acabou por contribuir para o sucesso da iniciativa logo na arrancada.
- Foi uma obra que tocamos com muita incerteza, mas deu muito certo. Porque logo na retomada o turismo regional veio com tudo, com muita procura. Foram nossos melhores meses. Já recebemos mais de 10 mil pessoas nestes quase dois anos e tivemos um fluxo ainda maior esse ano, quando passamos a fazer parcerias com agências de turismo, especialmente de Gramado - comemora o sócio.
AGENDE-SE
O quê: Experiência Edelbrau, em Nova Petrópolis
Quando: diariamente, das 9h às 17h
Onde: Avenida 15 de Novembro, 4024 (às margens da BR-116)
Quanto: R$ 55 (dá direito a um copo e cinco degustações de 100ml cada) e R$ 20 (crianças e adolescentes)
Como comprar: No local ou antecipadamente, através do site da cervejaria