O primeiro sábado de Feira do Livro movimentou leitores na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Entre 11h e 12h30min, dezenas de pessoas eram vistas no entorno das 18 bancas que comercializam as obras. A 38ª edição foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira (30), com a presença de autoridades municipais e da patrona, a escritora Maya Falks.
Neste segundo dia de programação, o clima é de otimismo entre os livreiros. A expectativa de ampliação nas vendas é gerada, principalmente, por esta ser a feira menos impactada pela pandemia de covid-19. Sem citar projeções, os responsáveis pelas bancas comentaram o que esperam até o próximo dia 16.
— Toda esta retomada, pós-pandemia, está sendo de resultados positivos. Mas acho que é muito importante para a questão cultural ter a presença do livro na praça, do pessoal poder ter acesso, pegar no livro. Não é só a venda. Tudo isso é muito bom e faz com que todo mundo cresça e evolua — avalia Leandro Dani, proprietário da Editora e Livraria Correa, do bairro Desvio Rizzo.
— As expectativas são as melhores. Considero esta como a segunda maior feira do Estado, em volume de vendas e de concentração de pessoas. Para um primeiro dia, meio chuvoso, teve bastante público — acrescenta o proprietário da Livraria Chico Xavier de Canoas, Rogerio Luiz Pereira.
Acompanhada da filha Milena, 16, e de amigas, a consultora de beleza Rosângela Moraes Ross, 48, carregava nas mãos as obras adquiridas. A moradora do bairro Esplanada diz que faz questão de ter o livro impresso e também de passar o hábito da leitura para as duas filhas.
— A leitura é fundamental para a gente conversar, se expressar, entender as palavras. Gosto muito da Feira porque podemos circular, conhecer os livros, ver as opções. Quando ela era pequena (se referindo a Milena) nós sempre vínhamos — enfatizou.
Programação do fim de semana
Para este sábado, estão previstas ao menos 10 sessões de autógrafos de obras de diferentes escritores. Às 13h30min, ocorreu o bate-papo "Envelhecimento e literatura: entre o real e a ficção" com Verônica Bohm, da UCS Sênior, e Adriana Antunes. Este encontro também marcou a comemoração do Dia do Idoso. Já às 18h, o público poderá conferir no palco da feira a estreia do concerto "Sétima Arte" com a soprano Karina Dante.
No domingo, as atividades começam com a esquete de teatro "Vida Sempre" do Instituto Elisabetha Randon, às 12h. Mais tarde, às 16h, está prevista a apresentação de maracatu com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos CAE Ampliando Horizonte.
Vale lembrar que a Feira do Livro de Caxias do Sul pode ser visitada de segunda a sábado, das 11h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h. A programação segue até o próximo dia 16.