Exatos 30 dias antes da abertura do evento, foi iniciada a contagem regressiva para a 38ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul. O encontro literário, que nesta edição terá como tema "Tudo é leitura", começa no dia 30 de setembro e segue até 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri. Ao todo, serão 130 atrações gratuitas e abertas à comunidade. A solenidade de lançamento da feira ocorreu nesta quinta-feira (1), às 10h, no Teatro Pedro Parenti, da Casa da Cultura. Aliás, a Casa da Cultura completa 40 anos em 23 de outubro de 2022, nascendo dois anos antes do evento literário, que tem se consolidado como o maior e o mais importante do município.
Entre os presentes, a patrona Maya Falks estava na recepção no saguão do teatro. Já o Amigo do Livro, o jornalista, escritor e professor Décio Bombassaro, aguardava no interior, ao lado do prefeito Adiló Didomenico. Estava presente também a vice-prefeita, Paula Ioris. Por sua vez, o poeta Leandro Angonese, representava a Academia Caxiense de Letras.
A patrona Maya Falks se dirigiu ao público, enaltecendo o trabalho nos bastidores e sintetizou o sentido da relação entre educação e cultura para apontar o caminho de um novo mundo cada dia mais civilizado.
— A Feira do Livro é uma construção de muitos. Eu sabia disso, porque acompanho a Feira desde a primeira edição, desde bem pequenininha. Mas agora dentro (da organização), percebo o empenho, a dedicação, o esforço e a paixão que é empregada nesse trabalho. Uma coisa que sempre me pergunto em toda iniciativa ligada à literatura e às artes: “Que mundo a gente espera pro futuro?” Esperamos um mundo civilizado e um mundo civilizado só pode acontecer com a união da arte e da educação. Não existe cultura sem educação e nem educação sem cultura e não existe civilização sem isso.
Ao final de seu discurso, Maya sentenciou o que parece ser o resumo da importância do evento:
— A Feira do Livro é uma porta de entrada para novos leitores.
A seguir, o Amigo do Livro, Décio Bombassaro, brincou com plateia ao se referir a distinção como um sinal de que o curso de sua vida aqui neste plano está chegando ao fim. Por outro lado, agradeceu ter sido escolhido e que vai levar por todo o sempre esta homenagem.
— Amigo do Livro, o que significa? É uma distinção especial a quem em toda a sua vida mantém-se fiel à leitura constante, pois ler é uma atividade mais complexa e completa, é o que permite que se possa comunicar com os semelhantes. Ao ler um romance ou contemplar um drama, as pessoas parecem conviver com as personagens. O livro visto como instrumento do ser humano. Jorge Luis Borges, notável poeta argentino, afirma que “o livro é uma extensão da memória e da imaginação humana”.
Blues na abertura da Feira
A abertura oficial está marcada para o dia 30 de setembro, às 18h30min, na Praça Dante Alighieri, o espaço mais simbólico para o evento que celebra o livro, a literatura e desperta os sentidos para ampliar o número de leitores. Logo a seguir, às 19h, haverá show com o Clube do Blues da Serra Gaúcha. E, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, ocorrerá a abertura da exposição 100 Ritratti, de Graça Craidy.
Entre os autores mais conhecidos nacionalmente, está a escritora Martha Medeiros, que participa no dia 11 de outubro do talk show “Das entrelinhas da vida, a inspiração para o fazer literário”. A mediação será do jornalista Marcos Kirst. Também virá a Caxias, no dia 8 de outubro, a autora de A Casa de Sete Mulheres, Letícia Wierzchowski, para a palestra "Os aprendizados por detrás da narrativa de ficção", com mediação de Marcelo Mugnol.
Outra importante presença feminina na Feira será a escritora caxiense de maior expressão nacional, Natalia Borges Polesso, duplamente vencedora do Jabuti com Amora e Corpos Secos. Ela participa do bate-papo “Um Brasil mais estranho que ficção: distraias de um futuro sem passado”, ao lado de Samir Machado de Machado e mediação de Aline Job, no dia 15 de outubro.
O evento ainda contemplará dois encontros do Órbita Literária, um pilar da divulgação e sensibilização da literatura em Caxias, cujas reuniões ocorrem uma vez por semana, desde 2012. No dia 3 de outubro, ocorre o painel “Literatura e Surrealismo”, com Carlos Brasil Rizzi Cattani. Em na semana seguinte, no dia 10, o encontro celebra “Paul McCartney: oito décadas de uma vida musicada”, com Marcos Kirst e Claudio Troian.
Feira em números
Serão oferecidas 66 sessões de autógrafos; 22 encontros no 18º Passaporte da Leitura, com 44 escolas; 10 apresentações do 22º Tapete Mágico, sendo 9 já realizadas pré-feira, além de contações de histórias e animação cultural no palco da Feira e a 14ª Maratona de Contação de Histórias com o tema “Tudo se conta” (7 de outubro).
Serão 17 dias de atrações culturais e artísticas, realizadas de forma presencial, todas gratuitas e abertas à comunidade. A edição deste ano traz mais de 20 escritores nacionais, que têm encontro marcado com o público em cerca de 60 mesas temáticas, bate-papos, palestras e oficinas. Entre eles Alexandre Camanho, Helena Gomes, Aline Bei, Letícia Wierzchowski e Martha Medeiros.
Estão previstas cerca de 40 atrações musicais e artísticas locais, estaduais e nacionais como De Boni Quarteto, Banda Sollana, a soprano Karina Dante e show nacional com a Família Lima, entre outras atrações. Diversas apresentações com coros e grupos de canto coral de projeção local e nacional, além das tradicionais apresentações da Cia Municipal de Dança, Coro Municipal e da Orquestra Municipal de Sopros, que este ano trará também para a Feira a nova temporada dos “ Concertos Didáticos”.
Serão 18 bancas, entre editoras e livrarias, que estarão presentes na Praça Dante e oferecerão até 20% de desconto nas compras de livros.
Programe-se
Confira a programação oficial do evento que inicia dia 30 de setembro e segue até 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri, clicando AQUI.
Apoios e incentivos
A 38ª edição da Feira do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, através da Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Departamento do Livro, Literatura e Leitura / Programa Permanente de Estímulo à Leitura e Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA. Tem o patrocínio de Sicredi Pioneira e Fundação Marcopolo e o apoio de Prolar Imobiliária, Supermercados Andreazza, Orquídea, Empresas Randon e Racon Consórcios. Conta também com o apoio das secretarias municipais, Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), e Brigada Militar.