Queimadas. Desmatamento. Destruição. Ameaça. Extinção. Estes são alguns termos que, infelizmente, acompanham a palavra Amazônia em uma rápida pesquisa pela internet. O fato é que, para além das manchetes dos portais de notícia, a maior floresta tropical do mundo necessita de preservação e proteção urgentes. E a sensibilização e conscientização das crianças são tarefas fundamentais para que isso ocorra. Pelo menos é nisso que acreditam os idealizadores do espetáculo Amazônia: um olhar sobre a floresta que será apresentado na tarde desta terça-feira (13) em Caxias do Sul. Com classificação livre, a montagem será encenada às 15h, no Teatro Pedro Parenti. A entrada é franca.
A peça, destinada a crianças e adultos, mescla dança, teatro, música e artes visuais, para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza. Uma forma lúdica e leve de trazer ao público infantil um assunto que, por vezes, os pequenos não têm acesso facilitado.
— Falamos com alguns ambientalistas durante o processo (de criação da peça) e um deles nos disse algo muito forte que essa geração de crianças é a última que ainda pode mudar alguma coisa antes que a Amazônia seja completamente destruída. De algum modo, precisamos gerar essa empatia desde pequenos — defende a encenadora da atração, Camila Bauer.
Em cena, em cerca de 40 minutos de espetáculo, onças pintadas, preguiças, tucanos, tamanduás, aranhas e macacos ganham o palco, evidenciados por luzes, sons e movimentos. Camila explica que trata-se de uma peça que aposta na linguagem não-verbal.
—Tem uma trilha sonora presente o tempo todo. O desenvolvimento da cena se dá muito pelos corpos dos atores e pelo uso de objetos, com elemento plástico visual bastante forte. A gente vai caracterizando isso que chamamos do nosso olhar sobre a floresta, por meio de cores, por meio de texturas, de sonoridades e movimentos — detalha a encenadora.
A peça Amazônia: um olhar sobre a floresta, que é uma iniciativa do Projeto Gompa, estreou em março deste ano e, após a passagem por Caxias, terá apresentações no Teatro Glênio Peres, em Porto Alegre, no fim desta semana.
PROGRAME-SE
:: O quê: peça teatral infantil Amazônia: um olhar sobre a floresta.
:: Quando: nesta terça (13), às 15h.
:: Onde: Teatro Pedro Parenti (Rua Dr Montaury, 1333 - Centro).
:: Quanto: entrada gratuita. É necessário retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. A bilheteria abrirá por volta de 13h30min.
:: Classificação: livre.