Caxiense criado na Rua Andrade Neves nos anos 1960, Nei Lisboa construiu sua carreira musical morando e também cantando sobre Porto Alegre. Mas nunca escondeu o quanto é especial voltar à terra natal, como fará neste domingo para apresentar, no UCS Teatro, as músicas do seu mais recente EP, Pandora, lançado no ano passado nas plataformas digitais.
Com cinco músicas, o que indica que o repertório será completado por clássicos das quatro décadas de carreira do compositor (na coluna 3por4 os leitores indicaram ao colega Marcelo Mugnol quais não podem faltar) –, Pandora é um trabalho em que Nei desabafa sobre as mazelas do Brasil recente, ora em tom mais feroz, como em Capitão do Mato, ora mais nostálgico da nação que já fomos, como em Bom Lugar.
– Uma sensação é ligada a outra. O desastre que o Brasil se tornou nos últimos anos nos remete diretamente a tempos melhores já vividos. Eu espero que (o EP) passe também uma ponta de esperança, que eu tenho bastante, de que a partir do ano que vem nossa situação possa melhorar. Não me importo nem um pouco se esse repertório logo se tornar anacrônico, se for para vivermos uma realidade que nos alegre mais – comenta o compositor.
Primeiro lançamento desde o álbum “Telas, Tramas & Trapaças do Novo Mundo”, de 2015 (e que irá ganhar uma nova edição, em vinil), Pandora nasceu como um experimento pandêmico, com Nei e os músicos da banda que o acompanha – além de convidados especiais – trabalhando em suas casas durante a maior parte do processo de composição, e também nas gravações iniciais.
– Para o músico faz falta o diálogo ao vivo, que facilita a troca de ideias para as composições. Mas são todos grandes músicos, que tiraram essa parte de letra. Por outro lado mbém é muito agradável gravar em casa, sem a pressão do estúdio. E tínhamos uma boa partida pois a banda já conhecia muito do repertório, O processo foi tranquilo e coletivo, cada um emprestando seu melhor – destaca.
Nei vem a Caxias do Sul acompanhado de Giovani Berti (percussão), Luiz Mauro Filho (piano e teclado) e Paulinho Supekovia (guitarra). O show em Caxias terá a abertura do Blues Jazzmine Trio. A promoção é da UCS FM.
PROGRAME-SE
O quê: show de Nei Lisboa em Caxias do Sul
Quando: domingo, a partir das 19h30min
Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - Petrópolis)
Quanto: a partir de R$ 56, pela plataforma Blueticket