A solidez de rochas como o basalto e o mármore ganham contornos e traços delicados, que remetem a um dos principais símbolos mundiais de afeto, o abraço. Este é o conceito da exposição que abre nesta quarta-feira (6) na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura de Caxias do Sul. Do artista gaúcho Hidalgo Adams, 60 anos, a mostra Abraço conta com 29 esculturas em pedra e estará à disposição do público para visitação até o fim deste mês.
A inspiração para a exposição surge em um momento de reaproximação entre as pessoas, após um longo período pandêmico, onde os laços afetivos tiveram que ser cultivados principalmente por meio de telas. Os abraços retornam como um alento para as relações humanas tão sacrificadas pelo distanciamento social.
— O abraço é a forma que mais contempla a humanidade, o sentimento de amizade, de gratidão, o afago — defende Hidalgo.
Natural de Cerro Largo e radicado em Porto Alegre desde sua juventude, o escultor detalha que a peça central da exposição foi produzida há mais de 35 anos. A obra, que nunca foi exposta, foi modelo para uma tiragem de cem peças de bronze entregues a personalidades que se destacaram na integração do Mercosul, na década de 1990.
— É uma pequena escultura em madeira, é a precursora da linha. Foi a primeira que mostrou esse conceito para mim, de uma forma abstrata. Depois que dei o corte e lixei, enxerguei esse autobraço e a denominei 'O Abraço' — recorda-se o artista.
Apreciador do minimalismo, ele conta que 25 das 29 peças foram produzidas nos últimos meses, especialmente para a mostra Abraço, sendo, portanto, inéditas para o público. A curadoria é Ana Andueza.
São obras que partem de seis chegando até aos 90 quilos, trabalhadas em materiais como mármore branco, basalto vermelho e quartzo rosa. Algumas das matérias-primas, inclusive, são de Caxias do Sul, vindas de um casarão antigo que foi demolido na cidade.
— Toda obra que eu faço é sem projeto, sem maquete, vou direto ao bloco e faço os traços, os cortes a partir do que ele me propicia. Eu digo, então, que toda escultura autêntica é puro sentimento e momento — conclui o escultor.
PROGRAME-SE
:: O quê: exposição Abraço, de Hidalgo Adams.
:: Quando: desta quarta até 29 de julho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h.
:: Onde: na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr Montaury, 1333 - Centro).
:: Quanto: entrada franca.