Dois dos mais importantes nomes do chamamé na atualidade estarão em Caxias do Sul para uma apresentação única, no dia 23 de julho. Pela primeira vez juntos no palco, os acordeonistas argentinos Chango Spasiuk e Alejandro Brittes irão apresentar o espetáculo Ponto e Pianada, um diálogo musical com linguagem carregada de identidade, em que cada músico irá desbordar as peculiaridades e narrativas musicais do gênero. Expressionismo e sensibilidade marcam o concerto, que promove uma viagem à Mesopotâmia argentina.
Chango Spasiuk é um expoente contemporâneo marcante e inovador, que segue os passos de Abitbol, Cocomarola, Martínez Riera, Montiel e outros grandes compositores clássicos do chamamé. Lançou 10 álbuns solo, incluindo o multipremiado Polcas de mi tierra (1999). O mais recente trabalho Outras músicas, recebeu dois prêmios Gardel (Melhor Álbum de Folclore Alternativo e Melhor Trilha Sonora de Música e TV). Alejandro Brittes, por sua vez, possui 30 anos de difusão do chamamé pelo mundo, apresentando-se em mais de 10 países. Em 2021 publicou o livro A origem do Chamamé junto com a historiadora e produtora cultural Magali de Rossi, sendo um dos mais vendidos na Amazon Brasil na categoria artes.
O show será no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), às 20h30min, e contará com a participação especial do quarteto Yangos e dos acordeonistas Rafael De Boni e Robison Boeira. Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla, com valores entre R$ 35 e R$ 130. A turnê é uma realização de Magali de Rossi Produções.