Do prego que ajuda a manter a estrutura do cenário em pé à luz projetada no palco, tudo tem o envolvimento deles, os estudantes. Mesmo quem está nos bastidores, é considerado protagonista no Cetec Festival. A 27ª edição do tradicional evento estudantil começa nesta segunda-feira (4) no palco do UCS Teatro em Caxias do Sul e vai mobilizar quase 800 alunos. Desta vez, 19 espetáculos celebram o centenário da Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo, em 1922.
O que o público verá no palco até a sexta-feira é o resultado de quatro meses de trabalho dos estudantes do Ensino Médio do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (Cetec UCS), com o acompanhamento de perto dos professores de todas as disciplinas da instituição. Os ensaios e as apresentações são a parte final de um projeto iniciado ainda em março nas salas de aula. Figurinos, roteiro, orçamento, nada passou batido pelos jovens.
— Isso é muito legal porque é um processo de autogestão. Claro que tem alguns critérios que a gente discute e constrói com eles e que auxiliam até, depois, na avaliação. Mas, neste momento, é um produto cultural, então, eles precisam entender todos os passos para chegar nesse resultado — pontua a coordenadora artística do festival, Liliane Maria Viero Costa.
— É um trabalho de todo o semestre, um verdadeiro quebra-cabeças formado a muitas mãos e que teve um grande aprofundamento da temática em sala de aula — acrescenta o produtor-geral do evento, Marcelo de Gregori.
Engana-se, contudo, quem pensa que é só sobre arte e produção cultural, o festival é um verdadeiro trabalho em equipe, que nutre não só conceitos pedagógicos, como também evidencia valores ligados à liderança, colaboração e empatia entre os adolescentes. São eles que ficam nos bastidores, auxiliam uns aos outros, controlam o som, a iluminação e a direção de cada peça.
— O que o público vê é um resultado lindo, mas até eles chegarem no momento da apresentação, tudo vem à tona: desde o ego daquele que quer aparecer mais até aquele que é muito tímido, que aprende que se ele não se posicionar, vai ser engolido. É um processo que envolve muita ação— defende o coordenador pedagógico do Cetec, Nilseu Paulo Tortelli.
Retomada para milhares
Esta edição do Cetec Festival também marca um reencontro com os espectadores, após dois anos de restrições ocasionadas pela pandemia. São esperadas cerca de 4 mil pessoas distribuídas nas cinco noites de espetáculos. Quem não puder acompanhar presencialmente, pode assistir as peças teatrais pelo YouTube. Nos últimos anos, o festival reuniu mais de 20 mil pessoas virtualmente.
Liliane garante que quem assistir será impactado por trabalhos de alta qualidade:
— Os resultados são muito sedutores, muito bons. Não tem alguma peça que a gente não note que houve um envolvimento grande das turmas —argumenta a docente.
Após o espetáculo de abertura, que envolve dança, música e muita criatividade, serão apresentadas, nesta segunda-feira, quatro montagens.
PROGRAME-SE
:: O quê: Cetec Festival 2022.
:: Quando: desta segunda até a sexta, a partir das 19h.
:: Atrações: serão 19 peças teatrais que celebram o centenário da Semana de Arte Moderna.
:: Onde: os ingressos para o UCS Teatro estão esgotados. Mas o público pode acompanhar de forma online, pelo canal do Cetec UCS no YouTube.
:: Informações: as sinopses das peças e a programação podem ser conferidas no link https://bit.ly/CETECfestival2022.