A música sempre fez parte da cultura indígena. Antes da chegada dos portugueses, eles, inclusive, fabricavam seus próprios instrumentos. A tradição permanece nos dias atuais e mantém viva a história dos povos originários. Os indígenas brasileiros também mesclam os ritmos da floresta com estilos musicais como reggae, funk e rap.
Neste 19 de abril, Dia do Índio, vamos conhecer seis canções feitas por indígenas de diferentes tribos brasileiras. Confira:
1. Saudade da aldeia — Djuena Tikuna
Djuena Tikuna é uma cantora, compositora e jornalista indígena da etnia Tikuna. Nasceu na Aldeia Umariaçu II, em Tabatinga, Amazonas, na região de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A artista cantou o Hino Nacional em língua Tikuna na abertura das Olimpíadas de 2016.
2. Não sou índio pra gringo ver — Edivan Fulni-ô
Edivan Fulni-ô é um cantor e compositor indígena da etnia Fulni-ô, de Pernambuco. Nasceu em Salvador e viveu maior parte da vida entre os pataxós do sul da Bahia.
3. Hina Hina — Nory Kaiapo
Nory Kaiapo faz parte da etnia Kayapó e vive em uma terra indígena no município de Novo Progresso, no Pará. Nory é pioneiro no funk indígena no país.
4. Awalyulu — Sonissini Mavutsni
O grupo, nascido da união musical de Lappa, índio da etnia Yawalapiti, e de Rodrigo Kaverna, mistura o reggae tradicional com ritmos indígenas. As composições próprias são produzidas em Karibe e Tupi, duas línguas faladas no Xingu.
5. Kunumi MC — Xondaro Ka'aguy Reguá
Kunumí MC é considerado o primeiro indígena artista de rap solo no país. É morador da aldeia Krukutu, na zona sul de São Paulo, e tem composições em português e guarani.
6. Nhanerãmoi'i Karai Poty — Ñande Reko Arandu
O projeto Nande Reko Arandu — Memória Viva Guarani, lançado em 1999, reuniu índios das aldeias de Angra dos Reis, Rio de Janeiro, São Sebastião, Parelheiros e Ubatuba, para gravar vários cânticos tradicionais