Quando foi formatado, lá por volta de abril, o festival Caxias na Rede surgiu como alternativa a um dos momentos mais complicados que a classe artística já viveu: a crise gerada pela impossibilidade de realizar apresentações na pandemia. A ideia era justamente injetar ânimo (e recursos) por meio da seleção de trabalhos em vídeo. Depois de contemplar os artistas, agora é a vez do público, que poderá conferir esse recorte de performances até o dia 24, por meio do canal de YouTube do Caxias na Rede. As estreias ocorrem diariamente, sempre às 19h.
Num total, foram selecionadas 37 propostas (seis delas já foram apresentadas no fim de semana, mas seguem disponíveis online até o fim do festival), em linguagens que vão do circo à dança, e das artes cênicas à videoarte, além de abrirem espaço ainda para a formação por meio de conversas e oficinas. Cada um dos trabalhos contemplados recebeu cachê de R$ 1,5 mil – o Caxias na Rede foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias, com apoio da Racon Consórcios.
O festival abraçou linguagens bem distintas justamente com o intuito de contribuir com o maior número possível de artistas. Conforme o ator e produtor Darlan Gebing, proponente do projeto, a seleção contempla novas versões de alguns trabalhos que já estrearam, mas a maior parte dos vídeos disponibilizados é inédito.
– Algumas propostas, inclusive, representaram o primeiro contato de artistas iniciantes com um edital público – acrescenta Gebing.
Outro papel bem interessante do Caxias na Rede é explorar ao máximo as potencialidades do meio digital – um dos tantos aprendizados que a pandemia trouxe. Conforme Gebing, uma rede bem interessante tem se formado entre os artistas participantes, gerando um clima de troca que o festival pretende levar também até o público.
– Iniciamos com o desejo de que, lá no final, fique esse saldo de que, apesar das limitações impostas, conseguimos sentir a presença e o acolhimento um do outro, seja pelos comentários nas redes, seja pelo chat do YouTube. Queremos que o festival possa se tornar uma existência na cidade, mesmo não sendo presencial – propõe.
Nessa batida, a última atração do Caxias na Rede vai realizar uma espécie de chamamento para o público participar do Caxias em Cena, tradicional programação teatral que neste ano também investirá no formato online.
Programe-se
- O quê: Festival Caxias na Rede.
- Quando: até o dia 24 de setembro, diariamente, às 19h.
- Onde: pelo canal do Festival Caxias na Rede no YouTube.
- Quanto: participação gratuita.
Calendário de apresentações
- Dia 13: Sentido da Voz, de Essência Crew; Naquele Lugar, de Dionny; e Lunares, de Joanas d’Ar.
- Dia 14: O Tio da Sucata, de Circus Magic Show; A carroça das Relíquias, de Quiquiprocó Produções Criativas; e Surreal Carmen, de Andrieli Lopes.
- Dia 15: Druantia, de Jenifer Bonho, Maurício Concatto e Maria Lilith; O Baú de Histórias, de Carol de Lima; e Contato Improvisação - Poesia em contato, de Junior Alceu Grandi.
- Dia 16: As Cidades Invisíveis, de Grupo de Teatro A Gangorra.
- Dia 17: Filhas da Mãe, de Aline Tanaã; MagiLHaço, de Janio Nunes; e Limitades, de Tango Canarinho.
- Dia 18: 206820, de Máscara EnCena; Deus Ao Vivo, de Pablo Beluck; e Mãe Suzana, várias mulheres em uma só mãe, de Cirandeira.
- Dia 19: Mulheres na Arte e suas Interseccionalidades, de Carla Vanez, Márcie Vieira e Roberta Spader; Mantendo o Equilíbrio Mesmo em Quarentena, de Bástian Arrieta; e Dança Mãe & Bebê, de Ágatha Cristina e Akin Mattos.
- Dia 20: A Arte e as Travestis, de Ong Construindo Igualdade; Resíduo, de Bianca Poletto; e Slum Crew - Documentário, de SLUM CREW.
- Dia 21: Dentro da Luz como o Sol, de Eduarda Mantovani; Minicurso Dança, Corpo e Psique: uma introdução, de Daiane Ramos Borges, Gisela Cardoso da Silva, Filippo Elia Pezzini; e Eu gosto é de falar de amor, de Dóris Laroque.
- Dia 22: Voltar, de Maisa Santos; e Teus Encantos, de Parceiros de Inspiração.
- Dia 23: ‘’Feminino’’ SER, de Vitória Madalena; e Tutoriais da Babalú, de Milena Schäfer.
- Dia 24: Conversa sobre Festivais com Darlan Gebing, Flor Nieto, Maysa Stedile e Cali Troian.