Enquanto os palcos da região permanecem vazios por conta da pandemia de coronavírus, muitos artistas e profissionais de bastidores amargam uma situação financeira ainda sem perspectiva de melhora. A situação, que perdura há 15 meses, já preocupava a comunidade cultural lá no início do distanciamento social. Foi a partir de reuniões em busca de alternativas para o setor que surgiu a ideia do Festival Caxias na Rede, que vai escolher 35 propostas da área das artes cênicas na cidade para custeá-las com cachês de R$ 1,5 mil.
– Na época, ainda não se tinha a Lei Aldir Blanc, que acabou trazendo uma ajuda aos artistas. Mas acabou que o projeto será viabilizado agora, justamente num momento em que a lei já passou e que estamos sem editais de cultura. O festival vem assumir sua função primeira, que é de auxiliar financeiramente os artistas – explica o ator e produtor cultural Darlan Gebing, proponente do projeto que formatou a ideia junto com outros colegas.
O objetivo é atingir justamente a cadeia de profissionais ligados à cultura que não conseguiu acessar os recursos da Lei Aldir Blanc. Para isso, a iniciativa conta com o apoio dos próprios artistas, que podem ajudar a realizar uma busca ativa pelos colegas que ainda não foram auxiliadas e enfrentam dificuldades financeiras.
– Vamos dar prioridade para pessoas que não foram contempladas pela Aldir Blanc. A gente viu que não foi possível chegar em todos os lugares, em todas as pontas – justifica Darlan.
Custeado via Lei de Incentivo à Cultura municipal – com apoio cultural da Racon Consórcios – o Festival Caxias na Rede vai selecionar 35 propostas da área das artes cênicas para serem exibidas de maneira online (no YouTube), em setembro. Cada um desses projetos escolhidos pela comissão julgadora estabelecida pelo festival receberá uma verba de R$ 1,5 mil. Para facilitar a participação, o grupo tentou deixar a ficha de inscrição o mais simplificada possível.
– Exige alguns documentos, mas são todos bem fáceis de conseguir. É rápido e tranquilo de preencher – diz Darlan.
Nesta primeira etapa, o projeto foca atenções em iniciativas do universo das áreas do teatro, circo e dança, aceitando propostas em formatos diversos como monólogos, declamações, performances, solos, debates, entrevistas, comentários, críticas e outros. Conforme Darlan, a ideia é que em breve o Festival Caxias na Rede atinja também outros setores artísticos.
– Vamos experimentar esse formato para depois reproduzir em outros segmentos – planeja.
Participe
- O quê: Festival Caxias na Rede, que selecionará propostas digitais em teatro, circo e dança.
- Inscrições: até o dia 20 por meio de formulário disponibilizado no perfil de Instagram @festivalcaxiasnarede.
- Festival: será realizado em setembro, por meio do canal Festival Caxias na Rede, no Youtube.
- Informações: caxiasnarede@gmail.com.