A margem a qual se refere o título da mostra audiovisual que conta a trajetória de 17 anos do Grupo Ueba Produtos Notáveis pode ser entendida de diversas formas: a margem em que vive quem faz arte independente do Brasil; a margem em que o teatro de rua se coloca dentro do universo das artes cênicas. Mas uma explicação a respeito do nome dado à série documental não poderia deixar de carregar boa dose do humor que caracteriza o grupo:
– É a margem do arroio Tega mesmo, na faixa de gaza entre o (bairro) Reolon e o Santa Catarina – brinca o ator e escritor Jonas Piccoli, um dos fundadores do Ueba, referindo-se à localização geográfica do Moinho da Cascata, onde o grupo está sediado.
A descontração e a criatividade perpassam os quatro episódios da série documental que será lançada nesta quinta-feira, no YouTube. O material é resultado de uma busca por mais de 900 arquivos entre imagens, vídeos e entrevistas colecionadas ao longo de quase duas décadas, que se misturam a lembranças como as das viagens a bordo do Fusca adquirido em 2015, que já cruzou o país transportando a equipe.
– É um documentário que conta desde o surgimento do grupo, em 2004, a escolha do nome, as primeiras viagens, lugares pitorescos por onde passamos com nossos espetáculos. Tivemos a oportunidade de viver muita coisa, atravessando desde momentos de muito apoio à arte no país, que propiciaram o surgimento de inúmeros grupos, até os anos mais recentes, que foram e seguem sendo de muita luta de grupos como o nosso para seguir trabalhando – comenta Jonas, fundador do Ueba ao lado da atriz e secretária de Cultura de Caxias do Sul, Aline Zilli.
O documentário foi a forma encontrada pelo grupo para concluir o edital que contemplou a segunda edição do Arte Na Margem, cuja primeira foi realizada em 2018, com quatro apresentações teatrais no Moinho. A segunda, que seria nos mesmos moldes, chegou a ter duas performances, porém foi interrompida por conta do agravamento da pandemia.
– Além de ser esse registro histórico da nossa trajetória, o documentário também pode cumprir uma função bacana de ajudar a galera que está começando. Sem a intenção de oferecer uma fórmula pronta, mas mostrando caminhos, o que pode dar certo e o que pode dar errado – acrescenta Jonas Piccoli.
O projeto conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e tem patrocínio do Grupo Randon, Orquídea Alimentos, Moinho da Estação e Viezzer Engenharia.
Programe-se
O quê: Mostra Arte na Margem 2ª edição – Online.
Episódios:
Quinta-feira, às 20h: O Grupo Ueba – Trajetória
Sexta, às 20h: O Moinho da Cascata – Centro cultural em formação
Sábado, às 20h: O repertório artístico – Contando histórias
Domingo, às 20h: Adaptações literárias – Narrativas múltiplas
Onde assistir: canal do Grupo Ueba no YouTube.
Quanto: acesso gratuito.