Os bufês surgiram nas salas de jantar como uma extensão da mesa. Muito presentes nas casas inglesas e francesas do século 18, esses móveis organizam talheres e louças, além de servir de apoio para os alimentos e bebidas durante as refeições. Uma entusiasta do uso do aparador em seus projetos, a arquiteta Carina Dal Fabbro destaca seu papel decorativo na sala:
— Sua função tem sido ressignificada pela necessidade de aproveitamento de espaço em casas e apartamentos menores. Assim, esse móvel pode servir também de apoio para obras de arte, bandeja de bebidas, cafeteiras e outros objetos decorativos que mostrem a personalidade e estilo do morador, além de compor o ambiente — afirma.
Ao contrário do que muitos pensam, aparador e bufê não são a mesma coisa. Em linhas gerais, o aparador é um móvel de apoio mais estreito e simples, que possui apenas pé e tampo e marca presença, especialmente, em halls, corredores e encostados ao sofá como peças decorativas.
— Já os bufês são móveis mais robustos e que possuem um uso interno — lembra a arquiteta.
Na decoração contemporânea, o móvel pode servir também de apoio para obras de arte, bandeja de bebidas, cafeteiras e outros objetos decorativos que mostrem a personalidade e estilo do morador.
Dicas
- A altura ideal para o móvel é 85 cm, com 50 cm de profundidade. A largura, por sua vez, pode variar de acordo com o espaço disponível, pensando sempre na circulação, que não pode ser prejudicada;
- A decisão do modelo depende exclusivamente da necessidade. Quando há mais louças para acomodar, a melhor opção é investir em uma peça com portas. Agora, se falta espaço para toalhas de mesa, guardanapos e outros elementos da mesa posta, apostar em um móvel com gavetas é uma boa opção;
- Para quem curte o estilo retrô, há belas opções com design em linhas horizontais e pé-palito;
- As cores geralmente destacam um tom predominante do ambiente, como o preto ou branco;
- Para um ar mais moderno, há modelos suspensos;
- Tons vibrantes também podem ser uma boa pedida para criar um destaque na ambientação.