A linguagem minimalista, sem excesso de adornos, confere um visual limpo e elegante a este apartamento duplex de 280 metros quadrados, em Bento Gonçalves. O projeto, da arquiteta Bárbara Dahmer, foi desenvolvido para um casal que gosta de receber amigos e familiares e curtir momentos em casa. A diretriz principal foi a integração entre a cozinha e a área social, para aproveitar ao máximo os momentos de confraternização. Uma ilha central abriga o fogão e se abre para a sala de jantar, propiciando livre circulação entre os ambientes.
Tons claros e suaves e materiais naturais como madeira, couro, linho e mármore garantem a sensação de aconchego e de conexão com a natureza, e as grandes janelas trazem a iluminação natural para dentro dos ambientes. O mobiliário fixo é todo em marcenaria laqueada. O estilo minimalista foi seguido, inclusive, no projeto luminotécnico.
A arquiteta optou pelo uso de luminárias com sistema no frame, ou seja, sem moldura, instaladas totalmente para dentro do forro de gesso, evitando o ofuscamento da iluminação e garantindo um efeito delicado e discreto no forro.
Segundo Bárbara, o minimalismo é um estilo que surgiu nos anos 1960, contrapondo-se aos excessos formais, cromáticos e ornamentais que vinham sendo empregados até então. É uma filosofia que tem como base less is more, ou seja, menos é mais. Apresenta como caraterística principal a redução de todo tipo de supérfluos.
Na arquitetura, esse estilo pode ser identificado pela limpeza visual, pouca ornamentação, ângulos retos, cores claras, iluminação natural, formas geométricas simples, entre outros. Mas, segundo ela, se engana quem pensa que isso torna o ambiente frio. A aposta em materiais, tecidos, texturas e toques pessoais garante o aconchego dos espaços.
– A dica é investir em pouco mobiliário, porém ficar atento à qualidade e acabamento dos componentes. Para além da arquitetura, o minimalismo se apresenta no design, arte e é também um estilo de vida. É uma forte tendência para o momento em que estamos vivendo, e também para o momento pós-pandemia – define.