O cenário de transformações deflagradas pela pandemia alterou a escala de valores que pautam projetos residenciais. Como uma extensão do corpo, a casa pode refletir o estado de espírito de seus moradores e mesmo contribuir para a restauração das energias. A especialista em Marketing de tendência da WGSN Brasil Liliah Angelini aponta que o futuro do morar está fundamentado em quatro necessidades básicas: conforto; segurança; contato humano e bem-estar. Embora sejam fatores que sempre foram importantes, eles se intensificaram a partir de 2020. Para traduzir em uma obra as tendências descritas acima, a Casa&Cia convidou a arquiteta Jéssica De Carli. Entre os projetos recentemente realizados, Jéssica selecionou a reforma deste apartamento de 140 metros quadrados, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, como exemplar dos novos desejos em torno do lar.
Foi a partir do período de quarentena que a cliente, que costumava viver em imóveis alugados, teve clara a vontade de ter um espaço próprio, para permanecer. A arquiteta lembra que a escolha por um imóvel antigo, dos anos 1940, foi o ponto de partida na busca por conforto, segurança e bem-estar total, etapa acompanhada pelo escritório. Localizado o local ideal, a equipe deu início à reforma, que se estendeu até perto do Natal.
— Diretora de teatro, a cliente nos permitiu essa liberdade poética de executar uma reforma muito personalizada, respeitando traços originais da arquitetura e materiais escondidos por baixo de camadas de revestimentos de reformas anteriores. Inclusive, durante a obra, ela gravou um espetáculo no local, que foi apresentado em plataforma online em plena pandemia — conta Jéssica.
Para a arquiteta, o apartamento é representativo das tendências contemporâneas por evidenciar o conceito de trabalhar em casa. A integração dos ambientes sociais ilustra a característica fundamental do contato humano e, para tanto, foi necessário quebrar paredes. Já os valores segurança e bem-estar podem ser pensados em uma perspectiva espiritual também, uma vez que o sincretismo religioso é uma das marcas dessa moradia, desde o hall, que destaca um orixá, até o lavabo, que acolhe ícones de várias religiões. Na entrada, a obra de arte “Sorria, você está sendo abençoado”, do artista plástico Sandro Ka, reforça o conceito de que o futuro do morar passa pela noção de refúgio.
Como a pandemia afeta o jeito de viver
Ante as ameaças à saúde, o lar passa a ser mais percebido como lugar de proteção. A especialista em Marketing de tendência da WGSN Brasil Liliah Angelini explica que os espaços de conexão com a família dentro de casa e as tecnologias de conexão virtual com o mundo exterior, que permitem o home office, as aulas online, os treinos de exercícios físicos e até a happy hour ganham destaque.
— Há uma tendência forte na ressignificação do design de interiores para pensar os espaços em caráter híbrido, transformando os ambientes conforme a necessidade, alternando cenas ou utilizando móveis versáteis — aponta.
No quesito segurança, percebe-se a busca pela limpeza profunda do lar, cuidados com a sanitização e o uso de produtos e materiais inteligentes, como os revestimentos com tecnologia antibacteriana. Nas cozinhas, espaço que segue privilegiado, o uso se torna mais efetivo com o preparo de alimentos caseiros e saudáveis no cotidiano. Os banheiros assumem maior importância por possibilitarem o autocuidado e o relaxamento.
Por fim, ainda segundo Liliah, na arquitetura da casa, ainda há a forte presença de elementos que estimulem a saúde não só física, mas também mental. A presença de plantas e da luz natural, por exemplo, se tornou um antídoto para diminuir os efeitos do estresse e da ansiedade. As conexões via web streaming também fazem parte das tendências que irão permanecer, já que nos aproximam de uma forma segura das outras pessoas.
— Estar junto sem estar perto, buscar o autoconhecimento e incluir o que nos faz bem em todas as ações do cotidiano estão na lista de desejos para além da pandemia. O bem-estar é a tendência predominante para o futuro do morar — define.