Há nove anos o Festival Brasileiro de Música de Rua é a ponte que liga o público caxiense a novos artistas de diversos cantos do país, aproximando a galera antenada em música alternativa de nomes e ritmos tão diversos quanto ecléticos. Em sua primeira versão online, anunciada para iniciar no fim do mês, a filosofia se mantém principalmente através da aposta em novos talentos que unem canto e composição, os cantautores, e da criatividade ao unir em uma mesma banda quatro representantes da legítima música nativa serrana.
O Mulada All Stars surge como a grande sacada da 10ª edição do evento que neste ano ganha a curadoria do produtor cultural Moisés Oliveira. Formado pelos acordeonistas Gilney Bertussi e Paulo Siqueira, pelo violonista Itamar dos Reis e pelo trovador Jorge Boca de Sino, o quarteto irá se reunir no estúdio para uma apresentação com o rapper e ativista cultural Rafa Rafuagi, onde irão mostrar que a ligação entre o campo e a cidade é umbilical também na cultura:
– Estivemos com estes artistas na gravação da série ‘Causos e Gaitas’ e foi incrível ver o quanto a nossa identidade cultural, mesmo para quem vive no centro urbano, está ligada ao que esses e outros ícones criaram no passado. Também é interessante ver como as músicas do nosso interior tratam de temas como a natureza, os animais, e tentar trazer essa noção estética para o público da cidade vai ser muito bacana – destaca Moisés.
Além de apresentações seguidas de bate-papo (via plataforma Zoom) de Kleiton e Kledir e do Coro Juvenil do Moinho/UCS, outro ponto alto promete ser a troca entre dois nomes conhecidos da cena estadual, o guitarrista e compositor Marcelo Gross, ex-Cachorro Grande, e o cantor e compositor Richard Serraria, com os cantautores revelados pelo projeto Incubadora da Música. Os 10 contemplados, numa seleção que teve mais de 60 inscritos, representam todas as regiões do Estado, trazendo referências da Serra, do Litoral e da Fronteira.
– A proposta é que esse formato traga uma interação legal com os apresentadores (Marcelo e Richard), eles possam contar sobre as oficinas que eles participaram na Incubadora, que nesta edição privilegiou a questão das lives, da captação de som à produção do cenário, dialogando com a realidade atual – ressalta Moisés.
O festival foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais da Secretaria de Cultura do Estado, com recursos da Lei Aldir Blanc. A programação é aberta e gratuita, e pode ser conferida na fan page do festival no Facebook (/fmusicaderua). Os links para os bate-papos também será disponibilizados na rede social.
Programação
28 de março, 18h
Live e bate-papo do Coro Juvenil do Moinho UCS
31 de março, 20h
Live com Richard Serraria e cantautores Lizzi Barbosa, Dona Conceição e Laura Dalmás
1 de abril, 20h
Live com Richard Serraria e cantautores Clarissa Ferreira, Rafael Erê e Delunar
2 de abril, 20h
Live com Marcelo Gross e cantautores Marcia Luz, Lucas Ferraz, Charles Frutas e Carolina Carcerés
3 de abril, 18h
Live de Rafa Rafuagi e Mulada All Stars
4 de abril, 18h
Live com Kleiton e Kledir e bate-papo virtual com o público