A primeira chamada do leilão judicial que colocou à venda o antigo Moinho Covolan, em Farroupilha, ocorreu na manhã desta quinta-feira, e não teve interessados. O imóvel, avaliado em R$ 4.339.382,64, não recebeu nenhum lance. Diante disso, o bem será novamente leiloado na próxima quinta-feira (25), pelo site da empresa leiloeira, com lance inicial a partir da metade do valor da avaliação.
O imóvel é centro de uma disputa entre a Associação Cultural Moinho Covolan - que ocupa as dependências há 20 anos, sob comando de um dos herdeiros da família, Gustavo Covolan - e os demais herdeiros (são 16 ao todo). Enquanto a Associação busca garantir o tombamento do imóvel, parte da família quer a venda imediata do patrimônio, sem passar pelo processo que garantiria a manutenção da estrutura de alvenaria, construída entre os anos 1930 e 1940.
O processo de tombamento do imóvel no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Comphac) de Farroupilha, que se fundamenta no valor arquitetônico, histórico, cultural e paisagístico do antigo moinho, tramita desde 2011, sem definições. Com a troca da administração municipal, os herdeiros devem ser ouvidos pelo Compahc quanto ao seu interesse ou não pelo tombamento, antes que de dê continuidade ao processo
Um abaixo-assinado criado pela Associação teve adesão de mais de 7 mil pessoas (6,9 mil assinaturas online e 500 físicas). Para o advogado que representa a Associação Cultural Monho Covolan, Érico Razzera, o fato de não ter havido interessados em adquirir o imóvel no primeiro leilão foi uma "pequena vitória" para a causa do tombamento:
- O trabalho e a mobilização de mais de 700 sócios da associação estão sendo reconhecidas. Eventuais compradores sabem que estariam comprando também uma briga com um grande grupo que cansou de ver espaços históricos serem demolidos para virarem áreas comerciais ou até garagens.
Uma manifestação em prol do tombamento está prevista para este sábado, às 14h30min. Será um cortejo com concentração na Praça da Prefeitura, seguido de apresentações culturais e exposições.