Realizado graças ao esforço de cerca de 100 voluntários, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata teve de se reinventar para poder dar início à sua 16ª edição, que ocorre neste fim de semana. Grupos de danças tradicionais de 13 países irão concorrer na mostra competitiva do Campeonato Mundial de Danças Folclóricas da Fidaf Brasil, que ocorre pela primeira vez em formato virtual, assim como o restante da programação. As apresentações foram gravadas, mas a votação será realizada ao vivo tanto por jurados quanto pelo público, através do aplicativo Makadu (disponível para Android e iOS).
Para apreciadores de culturas internacionais, o festival - que é organizado pelo grupo Bailado Gaúcho e viabilizado por leis de incentivo à cultura federal e estadual e pela Secretaria Municipal da Cultura - dá a oportunidade de conhecer mais sobre ritmos e coreografias da África do Sul, Cazaquistão (na foto acima), Coreia do Sul, Cuba, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Portugal, Rússia, Sérvia, Singapura e Argentina (convidada especial, não competidora). No ano passado o título ficou com um grupo filipino, a Companhia Nacional de Danças Bayanihan. Na votação popular, quem mais agradou aos espectadores foi o State Dance Ensemble (Ural), da Rússia.
Além de trazer para perto dos gaúchos a cultura dos países participantes, o FIFNP também busca cumprir o papel de mobilizar agentes da cultura local. E o formato virtual não deixa de contemplar esse lado: além da mostra competitiva, diversos grupos locais também gravaram suas apresentações, representando CTGs, escolas de dança e de capoeira, e também entidades como a Apae, entre outras. O tradicional grupo de danças polonesas Kalina também integra a programação local.
Com a intenção de envolver toda a comunidade, a organização preparou oficinas virtuais de culinária e gastronomia, que serão exibidas ambos os dias, entre 11h e 12h; a mostra virtual de artesanato (sábado, às 15h30min); a Feira do Livro, com participação de escritores da região ( domingo, 14h30min); e oficinas de danças populares e percussão (domingo, 15h30min).
Ao longo do evento também estará ocorrendo uma campanha solidária para arrecadar fundos para famílias carentes e entidades sociais que tiveram sua situação agravadas pela pandemia. Doações de qualquer calor poderão ser feitas por depósito bancário em contas que serão divulgadas durante a transmissão.
16º Festival de Folclore de Nova Prata - edição virtual
Quando: sábado e domingo, a partir das 11h (mostra artística a partir das 19h)
Onde assistir: Transmissão pelas redes sociais do festival e YouTube, Conecta Mais TV e canal 8 da AdylNet TV (operadoras locais).