Algumas das principais gaitistas da América Latina formam o time da primeira edição feminina de um já consagrado festival de blues internacional, que ganha sua primeira edição totalmente feminina. Única representante do Brasil entre as seis participantes do “Armónicas de Fuego: femeninas y latinas”, a caxiense Débora de Oliveira é atração nesta quinta-feira, às 22h, em apresentação que será transmitida em seu perfil no Facebook.
A partir das 22h, Débora terá a companhia da guitarrista Karina Comin e da cantora Fran Duarte para apresentar cerca de 40 minutos de clássicos do blues pinçados do repertório do show A Woman’s Blues, onde as três se encontraram no palco junto a outras mulheres da cena blueseira do Estado, na Casa de Cultura de Caxias do Sul, em março.
– A gente se deu muito bem no projeto e fiquei muito feliz por elas terem aceitado na hora o meu convite. Como não tivemos muito tempo e nem oportunidade para ensaiar, porque todas estão em casa se cuidando, vamos aproveitar um pouco do repertório do festival, como CC Rider, Down By The Riverside e St. Louis Blues. É um projeto que a gente quer muito levar adiante, mas a pandemia adiou esses planos. Então o festival também vai permitir que a gente se reúna para viver de novo uma experiência que foi muito legal – vibra a gaitista.
Débora, que em julho viu repercutir muito bem na rede social um vídeo em que divide a tela com o colega de instrumento Ale Ravanello – interpretando uma música autoral do porto-alegrense – ressalta que essa será a primeira experiência tocando ao vivo para um público virtual. Uma maneira de amenizar a saudade dos palcos, que divide com os colegas da It’s So Blues.
– Sempre fui muito movida pelos shows com a minha banda e não imaginava fazer muitas aparições online nesse período. Mas o “Armónicas” um festival que eu sempre acompanhei na versão masculina, onde tocam nomes que são minhas referências no instrumento, como Gonzalo Araya e Jefferson Gonçalves. Foi um impacto ter sido lembrada para a edição feminina, mas achei importante aceitar o convite pela representatividade, tanto da mulher no blues quanto do Brasil neste cenário – destaca Débora.
O Armónicas de Fuego é uma iniciativa do gaitista e produtor chileno Claudio Valenzuela. Com um show por noite, a programação do festival iniciou na segunda-feira e segue até sábado. Já se apresentaram Xime Monzón (Argentina), Katherine Lopes (Peru) e Aynara Epstein (Uruguai). Complementam a programação Carla Rossi (Argentina), na sexta, e Dai Gallo (Argentina/México), no sábado. Todas as apresentações podem ser conferidas no perfil do Facebook das respectivas gaitistas, sempre às 22h.
Programe-se
O quê: Débora de Oliveira no festival "Armónicas de Fuego: femeninas y latinas", com Karina Comin e Fran Duarte.
Quando: nesta quinta-feira, às 22h
Onde: no perfil da Débora no Facebook
Leia também
Festival reúne atrações culturais no formato drive-in, em Flores da Cunha
Falta de regulamentação da Lei Aldir Blanc gera insegurança a artistas de Caxias
A arte não para #10: a quarentena não silenciou Tatiéli Bueno
Ciro Fabres: somos tão jovens
Para celebrar legado artístico de Paulo Schroeber, família planeja novidades aos fãs
Manifestação defende a cultura hip hop em Bento Gonçalves
Marco Nanini e Laís Bodanzky serão homenageados no Festival de Cinema de Gramado 2020