O Almanaque deste fim de semana traz a reportagem sobre a solidariedade em tempos de pandemia. Porém, como generosidade não é algo que se pratica apenas com os outros, mas também consigo mesmo em atenção com suas próprias necessidades, a reportagem pediu para a psicóloga caxiense Patrícia Prigol dar algumas dicas para ajudar pessoas com sintomas depressivos a atravessar o período de ameaça da Covid-19 com mais tranquilidade. Confira:
- #1 - Evitar ao máximo a exposição frente aos noticiários, delimitando o tempo de uso dos eletrônicos e principalmente selecionando as fontes de informação. Em alguns casos, reprogramar totalmente os canais de TV aberta e fechada, bem como as redes sociais, sendo comunicados apenas pelos familiares que irão selecionar criteriosamente as informações neste momento e até passar a quarentena.
- #2 - Se puderem, cercarem-se de familiares que promovam outras fontes de comunicação, bem como outras atividades no grupo. Sugiro que algum familiar possa avisar aos demais que este assunto (a pandemia) ficará limitado para a pessoa que tem depressão.
- #3 - Aproveitar o tempo de quarentena para organizar a casa, fazendo a faxina e a seleção de coisas que podem ser classificadas e separadas. Isto demanda muito tempo e os dias vão passando e a pessoa vai se envolvendo com essas tarefas que são importantes.
- #4 - Mesclar o tempo da organização e higienização da casa com tarefas mais leves, tais como: ler um bom livro – leituras leves, fazer meditações, uma delas é a meditação mindfulness que pode ajudar muito a diminuir a ansiedade e outros sintomas depressivos, pinturas com os materiais que já existem no ambiente, artesanato, jardinagem.
- #5 - Tomar sol sempre que possível, mesmo dentro de casa (vitamina D auxilia muito).
- #6 - Para quem gosta ou pode realizar atividades simples de culinária para distraírem-se e aprenderem novas receitas para uma alimentação saudável e simples.
- #7 - Neste quesito, a orientação para estas pessoas é estarem em atividade dentro de casa, procurando melhorar os hábitos rotineiros.
- #8 - Aproveitar o tempo para colocar em dia assuntos de trabalho, revisar a carreira, os planos, as ações, somente os que puderem.
- #9 - Organizar agendas e atividades pensando no futuro, quando tudo normalizar.
- #10 - Muito importante! Para quem faz terapia e consultas psiquiátricas: não interromper o tratamento neste período. Usar as tecnologias a seu favor: Skype, chamada de vídeo, entre outras formas de manutenção dos tratamentos.