Centenas de pessoas tomaram a Estação Férrea, na noite desta segunda-feira (24), na primeira edição do Bloco Arco-Íris. Organizado pela ONG Construindo Igualdade, que atua pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ em Caxias do Sul, a folia colocou na rua a bandeira do respeito à diversidade.
— É uma conquista não só para a população LGBT, mas para todas as pessoas que se sentem diferentes. Quanto mais cores, mais alegria — defendeu Cleonice Araujo, presidente da ONG.
Entre os foliões, o artista Rafael Dambros comemorou o que considera "um avanço na pauta da representatividade":
— Ano passado, a volta da Parada Livre nos trouxe força. E agora também temos o Bloco Arco-Íris. É mais que importante, é necessário.
No trio elétrico, decorado com a bandeira símbolo do movimento, a animação ficou por conta das performances de drag queens e do som dos DJs Queenie Storm, Giu Muniz, Tyra Lopez, Fábio Cavalcante, Gisela Nitzsche, Yanka Dobrecovic, Luan Atahyde, Felipe Esteves, Gui Filippon, Mari Alencastro e Rubens Vargas.
Durante a festa, integrantes da Coordenadoria da Juventude e profissionais ligados à ONG marcaram presença num quiosque anexo ao palco. Eles fizeram distribuição de materiais de conscientização e preservativos, além de compartilhar informações sobre o trabalho de acolhimento às mulheres vítimas de violência.
A organização do evento não divulgou estimativa de público.
Confira, abaixo, a galeria de fotos da primeira edição Bloco Arco-Íris: