Vacaria sedia neste domingo a primeira Copa Aberta para Bandas e Fanfarras, que reunirá representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São 17 grupos divididos em sete categorias técnicas e que serão avaliados em 21 quesitos. É o primeiro evento desse nível na Serra e com acesso gratuito ao público.
Conforme Vagner Fonseca, maestro da Banda de Percussão Irmão Getúlio, de Vacaria, a competição é considerada de porte, pois não há registros de atividades semelhantes na região. A intenção é difundir esse tipo de arte que mobiliza muitos jovens e abre caminho para novos talentos na música.
Fonseca idealizou a copa em parceria com Carlão Corps, especialista no segmento. Da região, participaram bandas de Vacaria, Ipê e São José dos Ausentes. Estão confirmadas representantes de oito cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses. A atividade ocorre na Praça Daltro Filho, centro da cidade, das 9h às 18h. Os três melhores colocados em cada categoria receberão premiações.
— Cada banda ou fanfarra levará ao público duas peças (músicas) para serem avaliadas pelos jurados em diversos quesitos — detalha Fonseca.
No total, são 13 bandas e quatro fanfarras inscritas. A diferença entre as denominações está na variedade e quantidade de instrumentos de percussão e sopro e na extensão de notas que os instrumentos alcançam. Tecnicamente, a fanfarra é mais simples do que uma banda marcial.
A promoção é da prefeitura, Secretaria de Esporte Cultura e Lazer e da Câmara de Vereadores de Vacaria.
Leia também
Mississippi Delta Blues Festival se inicia nesta quinta-feira, em Caxias do Sul. Confira o que rola na primeira noite
Na Cozinha: veja essa receita de frango ao molho de laranja