Ao criar o Encontro de Violeiros de Ana Rech, em 2017, o músico caxiense Valdir Verona quis mostrar uma parte pouco conhecida da música feita na Serra gaúcha, mas cuja riqueza é inestimável. Unidos pela viola caipira, a partir daquela reunião inicial foi criado o grupo Violeiros da Serra Gaúcha, confraria de instrumentistas dedicados ao instrumento de 10 cordas. Neste sábado, os Violeiros se reúnem mais uma vez para celebrar os ritmos regionais, trocar influências e ciceronear o quarteto Violas ao Sul, que tem Verona como representante da região.
Aberta ao público, a programação será no CTG no Ginetes da Tradição e irá durar o dia todo. O começo será com a roda de viola dos Violeiros da Serra Gaúcha, que conta com cerca de 20 integrantes. O encontro segue com o momento palco aberto, em que qualquer um que chegar com o instrumento poderá exibir seu talento e repertório. Após, ocorre o jantar campeiro, com o melhor da culinária gaúcha, seguido de apresentações de dança, trova e pajada (a poesia gaudéria).
– É um evento cujo rápido crescimento nos deixa muito felizes. Logo na primeira edição, que era gratuita, passaram cerca de 200 pessoas. Desta vez, já temos mais de 300 ingressos vendidos e ainda esperamos mais gente. Ao mesmo tempo, aumenta a nossa responsabilidade de aprimorá-lo. É importante destacar como o encontro passou a abraçar outros elementos da nossa cultura, como a dança e a poesia, mas sem deixar de ter a viola como o eixo central – destaca Verona.
O dia se encerra com o show do quarteto Violas ao Sul, que reúne Valdir Verona, o osoriense Mário Tresoldi e os porto-alegrenses Oly Jr. e Angelo Primon. Formado em 2016, o quarteto lançou neste ano o seu primeiro CD, que leva o nome do grupo, misturando milongas, chacareras, chamamés e até blues. Além de comemorar o retorno a Caxias após a apresentação de estreia, em 2016, o grupo também celebra a participação no tradicional programa Senhor Brasil, apresentado por Rolando Boldrin, na TV Cultura. Já gravada, a atração deve ir ao ar em julho.
Serviço
O quê: 3º encontro de violeiros de Ana Rech
Quando: sábado, a partir das 16h
Onde: CTG Ginetes da Tradição (Rua Leonardo Murialdo, 246), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada franca (roda de viola e palco aberto). R$ 45 (jantar + show e atividades culturais).
Programação
16h: Roda de Viola com “Violeiros da Serra Gaúcha”
17:30min: Palco Aberto
20h: Jantar Campeiro
21h: Atividades culturais gaúchas ligadas à viola (trova, dança, poesia)
21h30min: Show de lançamento do CD Violas ao Sul