Encontrar alterativas de preparo pode ser um desafio para quem optou por uma dieta vegana. Pessoas com alguma forma de intolerância alimentar, como ao glúten por exemplo, também se encaixam nessa situação.
É por isso que hoje trazemos uma dica que é uma delícia: massa de pizza vegana e sem glúten. Boa sugestão para servir na noite de sábado. E o melhor, o recheio fica a seu critério.
Confira a receita da Gabi Mahamud, autora do livro Flor de Sal:
Ingredientes
- 3/4 xícara de farinha de farinha de arroz
- 1/2 xícara de farinha de grão de bico
- 1/3 xícara de farinha de linhaça
- 1/2 xícara de fécula de batata
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 3/4 xícara de água morna
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, misture todas as farinhas, o fermento e o açúcar. Misture bem. Adicione a água e até que a massa fique homogênea. Se precisar, coloque um pouco mais de água. A massa precisa ficar um pouco grudenta. Acrescente o azeite e o sal e incorpore. Tampe a massa com um pano de prato e deixe descansar até crescer e ficar com o dobro do volume. Vai levar entre 15 e 20 minutos. Modele a pizza em uma forma untada com óleo (aconselho untar a mão com óleo também) e asse em forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno, coloque sua cobertura preferida e volte ao forno por mais uns 10 minutos.
Sugestões de recheio
- Cogumelos salteados no azeite, shoyu e salsinha
- Tomates confitados
- Sementinhas e manjericão salpicados por cima