O bioglitter vem com tudo neste ano como um substituto do glitter tradicional. O microplástico usado desde sempre durante o carnaval passou de mocinho a vilão quando constatado seu impacto negativo ao meio ambiente. Ao desaguar no oceano, o material absorve toxinas que ficam bio-acumuladas nas espécies marinhas, que acabam ingerindo as partículas. Além de prejudicar a fauna marinha, o glitter pode acabar em nosso organismo por meio do consumo de frutos do mar e, até mesmo, do sal de cozinha.
Leia mais:
Do ano passado pra cá, muitas marcas de bioglitter despontaram no mercado nacional, atendendo à demanda de foliões e foliãs que querem reduzir o impacto ambiental. Pelo formato artesanal na produção e a escolha dos ingredientes, os preços ainda não são acessíveis - ou mesmo atrativos - para todos, girando em torno de R$ 50.
Para não deixar ninguém sem brilho neste carnaval, separamos algumas receitas, com ingredientes simples e acessíveis, que podem garantir muita cor e alegria para a sua diversão no bloquinho:
::Brilhe com gelatina em pó
Ingredientes
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de água gelada
Corante comestível da cor desejada
Modo de preparo
Coloque a gelatina em pó num potinho de vidro e, com um borrifador, borrife a água gelada uniformemente, sem misturar. Deixe descansar por 5 minutos. Leve ao microondas por 30 segundos, parando a cada 10 segundos para misturar. Acrescente o corante alimentício e misture bem. Pincele a gelatina em algum superfície plástica para secar (o "papel de glitter" será descolado de lá depois). Deixe secar por no mínimo 6 horas. Depois de seco, descole a folha da superfície e, com as mãos, pique em pedaços. Bata as folhas no processador de alimentos ou liquidificador até obter o tamanho de glitter desejado. Você pode adicionar gel ou pó perolado comestível à receita para dar mais brilho no resultado final.
::Brilhe com sal
Ingredientes
1/2 colher de chá de sal de cozinha
Corante alimentício (cor de sua escolha)
Modo de preparo
Misture o sal com corante alimentício em um potinho, deixando secar de 3 a 4 horas antes de usar. Para melhor fixação da cor, você ainda pode assar seu glitter caseiro de sal no forno, de 10 a 15 minutos, a 180 °C. Para grudar no corpo você ainda vai precisar usar algo grudento como base, vaselina ou gloss.
::Brilhe com açúcar
Ingredientes
1/2 copo de açúcar granulado ou cristalizado
Tinta líquida comestível (cor de sua escolha)
Modo de preparo
Em uma tigela, adicione a tinta líquida de alimento ao açúcar e misture bem. Em uma forma coberta com papel vegetal, espalhe o açúcar tingido e leve ao forno pré-aquecido a 180 °C deixando assar por 8 a 10 minutos. Desfaça qualquer caroço para fazer uma camada uniforme. Deixe esfriar e seu bioglitter estará pronto para ser usado ou armazenado em um recipiente hermético.
:: Brilhe com ágar-ágar
Ingredientes
Ágar-ágar (gelatina vegetal)
Pó corante de sua preferência (como opção biodegradável existe o pó de beterraba, cúrcuma, spirulina e urucum)
Pó de mica (se quiser efeito mais brilhoso)
Modo de preparo
Misture o ágar-ágar com o corante até formar uma pasta. Passe a solução final em uma camada fina sob um tapete de silicone e espere até que fique 100% seco. Não tenha pressa: esse processo pode durar até 36 horas. Após a pasta estar completamente seca, triture-a em um mixer e pronto! Para fixar e fazer a sua maquiagem, use manteiga de karité ou outro fixador biodegradável e pronto! Está feito o seu bioglitter!