Apaixonado pela série de televisão Outlander, o maestro da Orquestra Sinfônica da UCS, Manfredo Schmiedt, não sossegou até encontrar um gaitista de fole disponível para acompanhar o grupo em uma das edições da temporada 2018 do projeto Quinta Sinfônica. Ambientada na Escócia, durante a Segunda Guerra Mundial, a produção despertou em Schmiedt o desejo de apresentar um concerto com a participação de um solista desse instrumento. Na internet, o regente descobriu o norte-americano Kevin Weed, que nesta quinta-feira (9) à noite sobe ao palco do UCS Teatro como convidado de um concerto recheado de referências à cultura nórdica e com ares medievais.
Uma oportunidade única para o público de Caxias do Sul e região conhecer um pouco mais a respeito de um instrumento cujas origens remontam o fim dos anos 1700 e que invariavelmente desperta curiosidade por sua sonoridade característica. A gaita de fole é composta de pelo menos um tubo melódico semelhante a um oboé (chamado de ponteiro ou cantadeira), por meio do qual se digita a música, e de um assoprador, ambos ligados a um reservatório de ar (conhecido por fole ou bolsa). Na maioria dos casos, há pelo menos mais um tubo melódico, pelo qual se emite uma nota constante. A dificuldade, explica Weed, está no fato de que o músico precisa coordenar os movimentos das mãos e da boca, que funcionam em ritmos diferentes.
Aos 56 anos, o solista começou a estudar o instrumento por volta dos 18. Descendente de uma família de músicos, em 1989, escreveu o Concerto for Highland Bagpipes, que será executado pela segunda vez nesta quinta-feira, com a Osucs.
– É um concerto clássico que mostra todas as características da flauta escocesa, que é a mais famosa de todas – afirma.
– Uma composição vibrante, muito bacana – completa Schmiedt, acrescentando que existem no mundo mais de 200 diferentes tipos de gaitas de fole.
O gaitista participa ainda da peça de abertura do concerto, In the Highlands, Op. 7, do dinamarquês Niels Wilhelm Gade (1817-1890). A Quinta Sinfônica de agosto terá a participação da cantora Tita Sachet em Skye Boat Song, tema de Outlander (veja o repertório completo no quadro).
Leia também
Concertos ao Entardecer comemora trajetória de sucesso e projeta conquistar novos públicos
Orquestras como a Sinfônica da UCS materializam composições de todas as épocas e lugares do mundo
Programe-se:
:: O quê: Quinta Sinfônica com Kevin Weed.
:: Quando: quinta-feira (9), às 20h30min (duração 90 minutos).
:: Onde: UCS Teatro (Bloco M - Cidade Universitária).
:: Quanto: de R$ 10 a R$ 40, com meia entrada para estudantes e idosos. Pontos de venda: Loja UCS Store (Galeria Universitária) e Livraria do Maneco (Centro).
Repertório
:: In the Highlands, Op. 7, de Niels Wilhelm Gade.
:: Concerto for Highland Bagpipes, de Kevin Weed
:: As Hébridas (Gruta de Fingal), Op. 26, de Felix Mendelssohn-Bartholdy:
:: Skye Boat Song (Outlander), de Bear McCreary & Raya Yarbrough/Arr.
Davi Coelho.
:: Suíte do filme Braveheart (Coração Valente), de James Horner/ Arr. Davi Coelho.
:: An Orkney Wedding, With Sunrise, J. 264, de Peter Maxwell Davis.