Não dá para pensar em festas juninas sem lembrar das comidas típicas, né? Milho cozido, pipoca, amendoim, bolo, pinhão, pé de moleque, quentão: a lista é longa e o que preocupa é que todos são muito calóricos. Mas nem tudo está perdido. A nutricionista caxiense Franciele Bellini afirma que dá para curtir São João se fizermos as escolhas certas e sem exagerar nas porções. Também não dá para pensar na compensação - comer menos no dia seguinte - como desculpa para meter o pé na jaca.
— Se pensarmos assim vamos acabar justificando todos os evento, seja aniversário, páscoa, Natal. Não dá, é preciso ter equilíbrio, saber fazer escolhas e não se privar 100% de coisas que você gosta. Uma dica é não comer um pouco de cada alimento, mas sim fazer escolhas pelos que mais atraem. A soma de todos no final da festa pode ser bem calórica — explica.
A especialista ainda recomenda priorizar os alimentos mais saudáveis, como milho verde, pinhão e pipoca.
— O milho contém muitos nutrientes, é fonte significativa de antioxidantes, melhora o sistema digestivo e intestinal e ainda é rico em fibras. Importante também dar preferência para o milho ou a pipoca sem manteiga e com pouco sal — recomenda.
A quantidade ingerida também deve ser levada em conta, segundo Franciele. Pensar "já que comi uma paçoca, vou comer mais duas" não é uma boa ideia:
— Faz muita diferença comer uma ou duas! Uma paçoca tem em média 80kcal. Comendo mais, só multiplicamos as calorias... O tamanho da porção ou a quantidade ingerida influencia diretamente no valor energético da dieta. Deve-se ter cautela. Caso contrário, a balança não mentirá.
Receitas mais saudáveis na mesa
Se você não quer abrir mão de comer as comidas típicas de São João, não se desespere, nós te ajudamos! A nutricionista Franciele Bellini elaborou uma receita de paçoquinha saudável, bem fácil e rápida de fazer. Também te ensinamos a fazer um bolo de milho verde light _ cada fatia tem, em média, 80 kcal.
PAÇOQUINHA SAUDÁVEL
Ingredientes
* 2 xícaras de amendoim torrado
* 3/4 xícara de açúcar mascavo ou de coco
* 2 colheres de sopa de chia
* 1 scoop de whey (opcional) pra quem quiser deixar a paçoquinha mais proteica
Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes em um processador. Quanto mais processar o amendoim, mais ele soltará o óleo e mais fácil será de moldar as paçoquinhas.
2. Em uma forminha de gelo, comece a moldar as paçoquinhas. Coloque uma porção pequena dentro da forminha e aperte muito bem.
3. Para retirar a paçoquinha, vire a forma de cabeça para baixo, dando leves batidinhas.
4. Coloque em um prato e sirva (as paçoquinhas duram até uma semana se conservadas na geladeira).
BOLO DE MILHO LIGHT
Ingredientes
* 6 unidades de espiga de milho limpa
* 10 colheres de sopa de açúcar demerara
* 1 xícara de chá de farinha integral
* 4 unidades de clara de ovo
* 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
* 1/3 copo americano de leite de vaca desnatado
* ½ colher de chá de fermento.
Modo de preparo
1. Rale as espigas de milho e peneire.
2. Misture o conteúdo que passou pela peneira com o açúcar, o leite em pó desnatado e o leite de vaca desnatado, gradativamente.
3. Acrescente a farinha, misture ao fermento em pó e reserve.
4. Bata as claras em neve e junte a massa às claras.
5. Coloque em forma de 25cm de diâmetro, untada e polvilhada.
6. Asse em forno a 180 ºC por 60 minutos.