As paisagens que se escondem no urbano e a delicadeza por vezes disfarçada na brutalidade do concreto são o mote da exposição Apreensões da Paisagem subUrbana, do artista plástico Bruno Eder, que será aberta nesta quarta-feira, dia 6, na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul.
A mostra traz cerca de 30 peças em diversos formatos, técnicas e materiais, da costura sobre tela ao concreto armado e à fotografia, além de uma projeção.
— A arte contemporânea dá essa liberdade de criar com várias linguagens, e gosto de experimentar. Desde que comecei na arte, lá por 2015, 2016, venho num processo evolutivo. A fase atual se insere no que chamo de "paisagens desentendidas", ou seja, naquilo que nem todos conseguem ver na paisagem urbana — explica Eder.
Aos 21 anos, o também estudante de Arquitetura busca a beleza e a delicadeza dos detalhes em elementos à primeira vista brutais, como escombros, fios, ferrugem e pó. A curadora da exposição, Silvana Boone, destaca a peculiaridade desse modo de ver o espaço urbano:
— Eder é um jovem artista com um olhar muito interessante sobre o mundo. Para ele, tudo vira paisagem, e o abstrato vira concreto — analisa Silvana.
Uma das características do trabalho do artista, acrescenta a curadora, é a tridimensionalidade, com a utilização de blocos de concreto nos quais insere imagens tratadas digitalmente. Essas peças são as mais recentes, fruto da evolução constante do fazer artístico.
Sobre a influência da arquitetura no seu trabalho com arte, Eder acredita que ela existe, sim, principalmente na maneira de ver a cidade. A simetria, o uso de materiais e o gosto por linhas e pela temática urbana são outros pontos em que os dois campos se interligam.
Apreensões da Paisagem subUrbana é a primeira mostra individual de Eder. Ela havia sido programada para, após o período no Campus 8, ser levada à Galeria Cubo. Com o fechamento desse último espaço, em meados de maio, agora está sendo negociada a itinerância para outros locais. No Campus 8, a exposição poderá ser visitada até o dia 22.
Após a abertura da mostra, haverá conversa com o artista e a curadora, na Galeria de Arte.
Agende-se
O quê: exposição Apreensões da Paisagem subUrbana, de Bruno Eder.
Quando: abertura quarta, dia 6, às 19h40min. Visitação até dia 22, de segunda a sexta, das 8h às 22h30min.
Onde: na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS (Avenida Frederico Segala, 3.099 - Samuara), em Caxias do Sul.
Quanto: entrada franca.
Grupos: visitas de escolas e grupos devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289-9000, com Rosiana.