Emilio Finger e Leidy Indicatti chegaram ao Cebreiro neste final de semana. O local é uma das etapas mais emblemáticas do caminho até Santiago de Compostela. Confira abaixo como foi o trajeto até esse ponto:
"No dia 9, dormimos no albergue de mais dois brasileiros. No jantar, tivemos até arroz com feijão (que saudades!). Visitamos o Castelo dos Templarios, em Ponferrada. Nesta cidade ocorrerá uma festa medieval tradicional no final do mês, é uma pena não poder estar aqui.
Emilio caminhou 4 km até Villafranca. Eu e Renata fizemos um total de 27 km. Foi ótimo conhecê-la! Ela está fazendo seu segundo caminho junto com o pai. Chegamos super tarde e eles estavam nos esperando para o jantar.
Foi muito bonito quando ela, super emocionada, disse que aquele dia tinha sido o melhor deste caminho. Ela estava muito grata por ter nos encontrado. Amizades assim perduram uma vida inteira. Tenho certeza que vamos encontrá-los novamente!
Leia mais
MURAL: mande uma mensagem de apoio aos peregrinos!
No dia 10, chegamos ao Cebreiro. É sempre emocionante. Este vilarejo super antigo traz à tona toda a mística do Caminho de Santiago. Provavelmente de origem pré-romana, é a porta de entrada da Galícia. Fica a 1.300 metros de altitude e dizem que por aqui tudo é diferente.
O barulho do vento, a neblina, os sons da montanha. Suas antigas pallozas são construções circulares de pedra, onde viviam os antigos habitantes para se protegerem, sobretudo, da neve.
Também é importante salientar que, no final dos anos 50, partiu de um padre desde povoado a ideia de pintar as flechas amarelas para demarcar o Caminho de Santiago. Ele faleceu no final dos anos 80 e está enterrado aqui.
A subida para o Cebreiro é um dos grandes desafios dos peregrinos juntamente com os Pirineus e a Cruz de Ferro. No entanto, a paisagem das montanhas, vales, rios e bosques fazem com que essa dificuldade nem seja sentida. Ainda mais na primavera, com tanta vida pulsando. Emilio pegou um táxi até La Escuela e fez 3 km até o Cebreiro. Eu fiquei em La Portela de Valcarce e fiz 15 km até o Cebreiro.
Nos encontramos no Albergue Municipal no início da tarde e (aleluia) conseguimos lugar naquele concorrido lugar. Vimos o pôr do sol e percebemos que sim, há muita magia nesse local!"
Clique na imagem abaixo para conferir o diário de viagem completo e deixar uma mensagem para a dupla de peregrinos: