Por Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira
O futuro do trabalho está em constante transformação, e a lacuna entre educação e mercado vem se tornando um desafio: enquanto cresce a demanda por profissionais qualificados, a formação de jovens prepara-os para um mundo que já não existe mais. O Instituto Caldeira atua nesse ponto, conectando milhares de jovens a oportunidades de capacitação e de trabalho na nova economia.
Em 2025, o Campus Caldeira sediará três programas. O Geração Caldeira, de capacitação e empregabilidade para carreiras de tecnologia e inovação, vai para sua quarta edição, já tendo impactado mais de 30 mil alunos de todo o país. Outra iniciativa é o Futuros Possíveis, inspirado em um programa da prefeitura de Nova York que proporciona capacitação e estágio remunerado para alunos da rede pública. Já a disciplina eletiva de ecossistemas de inovação, para escolas privadas, oferece uma vivência prática dentro do hub, ampliando os olhares dos estudantes a respeito das carreiras do futuro.
Esses programas reforçam a visão do Caldeira de que a educação profissional e tecnológica deve estar alinhada às necessidades do mercado. Além do conhecimento técnico, é essencial criar experiências imersivas que aproximem os jovens de oportunidades concretas de trabalho na nova economia.
É um caminho longo, mas que precisa ser priorizado por toda a sociedade
A entrada de Claudia Costin, especialista em políticas públicas para a educação, como membra convidada do conselho de administração do instituto reforça nosso compromisso em consolidar o RS como um dos principais polos brasileiros de formação de novos talentos.
As histórias de transformação na vida dos jovens que temos acompanhado nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. É um caminho longo, mas que precisa ser priorizado por toda a sociedade. Por isso, trabalhamos em conjunto com empresas empregadoras, big techs, escolas, universidades, organizações sociais e o setor público. Acreditamos que a juventude como protagonista pode ser o motor do desenvolvimento social e econômico para a transformação do país.