O tempo não para. Parece passar cada vez mais rápido. E essa inquietação é o mote da exposição Diuturnamente, que abre hoje, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, em Caxias do Sul. Na mostra, os artistas visuais gaúchos Dirnei Prates e Nelton Pellenz apresentam, por meio de fotos e vídeos olhares sobre a cidade de Porto Alegre a partir de transformações arquitetônicas e urbanísticas que alteram a paisagem. A visitação prossegue até o dia 30, de segunda a sábado.
Prates, natural de Porto Alegre, e Pellenz, nascido em São Paulo das Missões, também apontam, de modo poético, para a vertiginosa passagem do tempo. A curadoria é da caxiense Paula Ramos, que selecionou da produção dos artistas ao longo de 10 anos (de 2004 a 2014). Um tempo que não para e que, ao mesmo tempo, instiga, salienta a curadora.
– São obras, em um primeiro momento despretensiosas, mas com uma potência muito grande – diz ela.
Entre as obras exibidas, estão as séries Novas aquisições (2012) e Referenciais móveis para cidades em trânsito (2014), de Pellenz, e os vídeos Ocaso (2004) e Relógio (2005), de Prates.
– Por exemplo, Referenciais... mostra como o boom imobiliário muda a percepção das pessoas a respeito de determinada região. Relógios chama atenção para a velocidade do tempo, que parece que vai escorrendo enquanto a vida acontece – exemplifica Paula.
A maior parte das obras nasceu da observação e experiência cotidianas dos artistas e em locais pelos quais costumam circular com frequência.
– É uma relação bastante genuína com a cidade. Um dos trabalhos mostra o ponto de vista do artista a partir da janela do edifício. A janela é o olho da casa.
Agende-se
:: O quê: abertura da exposição Diuturnamente, de Dirnei Prates e Nelton Pellenz.
:: Quando: abertura nesta sexta, às 19h. Visitação até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
:: Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim - Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Dr. Montaury, 1.333).
:: Quanto: entrada gratuita.