Na cidade onde galeto e massa reinam praticamente absolutos quando o assunto é a gastronomia, uma receita preparada com músculo da canela bovina é a estrela do Restaurante Caldeira, em Bento Gonçalves. Trata-se do ossobuco, iguaria tradicional da região italiana da Lombardia e cujo nome significa, literalmente, "osso (com) buraco". A explicação é simples: a carne é cortada em rodelas juntamente com o osso em formato tubular no centro. No "buraco", está localizado o tutano, igualmente delicioso.
Leia mais
Tríssia Ordovás Sartori: a contradição do vaga-lume
Nivaldo Pereira: sentir como Peixes
Moda infantil representa 15% do setor, segundo Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção
Cozido lentamente em molho de tomates pelados e vinho tinto, derrete na boca. O acompanhamento fica por conta de polenta cremosa com requeijão.
Outra boa surpresa do menu está nas sobremesas: tarefa difícil escolher entre pera ao Moscatel com sorvete de uva e o sorvete de creme com uma exótica, mas tão saborosa quanto, calda de vinho e cebola.
O restaurante é administrado por Rafael Caldeira, que buscou inspiração nos melhores restaurantes do mundo antes de empreender sua própria viagem gastronômica. No mercado público de Florença, descobriu o ossobuco em um momento em que procurava uma receita da gastronomia italiana que fugisse do óbvio.
Localizado no bairro Cidade Alta, o Caldeira mescla ambiente contemporâneo com um ar intimista, proporcionando aos clientes a oportunidade de saborear boa comida e partilhar das histórias de família com o simpático proprietário, que buscou inspiração na cozinha de sua mãe para o negócio.
Ossobuco com polenta cremosa
(serve 4 pessoas)
Ingredientes
:: Ossobuco
:: 4 unidades de ossobuco com cerca de 4 cm de altura
:: 2 latas de tomates pelados
:: 1 taça de vinho tinto (pode ser aquele que você vai tomar com a receita)
:: 1 bouquet garni (com manjericão, louro, orégano, alecrim e tomilho)
:: alho e cebola picados a gosto
:: 1 pimenta dedo de moça picada
:: salsão picado
:: sal a gosto
Polenta cremosa
:: 5 xícaras de caldo de carne ou legumes
:: 1 1/2 xícara de farinha de milho moída média
:: 2 colheres (sopa) de manteiga
:: 1/2 copo de requeijãoz sal a gosto
Modo de preparo
1. Comece pelo ossobuco. Numa panela grande, coloque um fio de azeite e frite cada pedaço do ossobuco para selar (até ficar dourado em todos os lados).
2. Retire a carne. Coloque mais um fio de azeite na panela, aproveitando o tostadinho, e refogue o alho e a cebola.
3. Volte a carne para a panela, tempere com sal e pimenta, coloque o bouquet garni, o salsão e o vinho. Adicione também os tomates pelados e um pouco de água, se necessário.
4. Deixe cozinhar lentamente até a carne ficar bem macia (mais ou menos duas horas e meia). Vá colocando um pouco de água (ou caldo de carne) se necessário.
5. Enquanto a carne cozinha, braços fortes para mexer a polenta. Ferva o caldo e despeje a farinha de trigo lentamente, sempre mexendo para não empelotar. A farinha de trigo demora uns 30 minutos para cozinhar, então, força! Quando a polenta estiver cozida, desligue o fogo e misture a manteiga e o requeijão.