A beleza do corpo masculino poderá ser conferida na exposição Homo Erotico, do artista Rafael Dambros, que abre na próxima segunda-feira, às 19h40min, na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS, em Caxias. A mostra, com curadoria de Silvana Boone, é composta por telas que retratam a nudez do homem, marca registrada de Dambros.
A exposição reúne 20 telas, de diversos formatos, com medidas que vão desde 40cm x 20cm até 1m35cm x 1m50cm. Algumas imagens integram a série Men, produzida entre 2014 e 2016. Além disso, o artista irá exibir obras inéditas.
Dambros conta que, para produzir as imagens, busca referências na internet, em sites de fotografia e pornôs. Por vezes, tem modelos a partir dos quais desenha.
– As telas não são um retrato fiel, há alteração, a musculatura é mais acentuada. As imagens trazem um ideal de beleza grego, que não existe, não é como nós somos – explica.
Para desenhar as figuras masculinas, utiliza caneta esferográfica e pintura com tinta acrílica. As obras também possuem traços de pop art. Para a escolha das cores, Dambros busca o equilíbrio entre o peso, o volume e o gênero da tonalidade, transitando entre a cor múltipla e a monocromia.
Para o artista, trazer imagens que mostram o nu do homem de forma erotizada faz parte do processo artístico e também conversa com uma questão política.
– A reação das pessoas é diferente quando se trata de obras que retratam mulheres, que são algo comum. Mas o masculino também é bonito, é algo que precisa ser explorado – conta.
Dambros acrescenta que, para trabalhar com arte, é preciso ser honesto:
– Para produzir arte você precisa colocar o seu sentimento, tem de ter coragem, sinceridade. Tudo o que eu sou, tento trazer para as obras, ela precisam ter um significado.
PROGRAME-SE
:: O que: exposição Homo Erotico, de Rafael Dambros
:: Quando: abertura segunda-feira, às 19h40min; visitação até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min
:: Onde: na Galeria de Arte do Campus 8 da UCS (Avenida Frederico Segala, 3.099), bairro Samuara
:: Quanto: a entrada é franca
Bate-papo
Após a abertura da exposição, haverá conversa com o artista e a curadora, no Auditório Marelli.