Neste sábado, no Centro Cultural Adão Borges da Rosa, do bairro Beltrão de Queiroz, o grupo Poetas Divilas lança seu novo disco, Hip20Hop. O trabalho reafirma o manifesto de arte e ativismo social da formação que, como o nome do CD anuncia, festeja 20 anos. As atividades começam às 14h e seguem até o fim da tarde. O lançamento, portanto, não poderia ser em local mais apropriado e significativo.
– É como se fosse um jogo de futebol, e o nosso time jogasse em casa. Jamais podemos esquecer quem nos abraçou. Lembro muito bem quando o líder Adão Borges, nome do Centro Cultural, concedeu três minutos para cantarmos em uma atividade social, este convite veio através da sensibilidade do Dão. Eu acredito que ele era visionário, pois naquela época quase ninguém conhecia rap e mesmo assim ele incentivou. Se a comunidade do Beltrão não abraçasse o grupo naquele período, jamais teríamos atingido 20 anos história – diz Chiquino Divilas, que agora forma dupla com Aline Marta, uma vez que Marcelinho Paulista deixou a formação.
O novo disco é versátil. Fundamenta-se na origem do rap, mas acresce outras sonoridades. Nas 10 faixas, há a batida confirmada, a base e os “riscos” do DJ, acrescida de swing MPB, ruídos eletrônicos, bumbo, acordeom, sax e percussão, incluindo os “riscos” do DJ.
– Ele tem atitude rap, mesmo sendo mais musicalizado. Ele vai da África à América. Sensibilidade musical. Tem beat de Makaveli ao beatmaker Duh, do grupo paulista Inquérito, de São Paulo, este trabalhou com Emicida na produção das bases do rapper no lançamento das roupas do Laboratório Fantasma, na São Paulo Fashion Week. Ele pode ser abordado na escola com faixas que falam de autoestima e política. Transita em diversos caminhos e não perde sua origem – explica o rapper.
Nesse contexto, o disco, o show e a inserção comunitária do Divilas reafirma uma opção que aproxima estética, política e sociedade:
– Esse trabalho mostra um amadurecimento musical e pessoal. A confiança que tivemos com os profissionais envolvidos nesse trabalho gerou um aprendizado gigantesco, reafirmando o verbo contundente.
Programação:
14h - Atividade lúdica para as crianças do bairro
15h – Futebol de Rua com o Projeto Cae
16h – Distribuição de cachorro-quente
16h30 – Show Grupo Original Rap
17h – Show do Poetas Divilas com participação de Pablo e Rauan, MC GP e grupo de samba